Igreja: Propostas pela paz em destaque no «Outubro Missionário»

Em mês de Missões os Institutos Missionários Ad Gentes e as Obras Missionárias Pontifícias publicaram o «Guião Missionário 2017/2018».

Com o objetivo de "dinamizar e impulsionar a atenção e oração pelas missões no mês de outubro" o guião tem por tema «Com Maria, missão de paz» e recorda a visita do Papa Francisco, no passado mês de maio, a Fátima:

"Este Guião Missionário vai pôr o nosso coração a bater ao ritmo do coração da Deus e da Igreja que o Papa Francisco quer sempre em saída, em direção às periferias e margens".

O novo recurso, disponível no sítio online das OMP, apresenta várias propostas de oração e celebração como a vigília missionária, o rosário, a Eucaristia e uma Via Sacra. O documento conta, ainda, com preces diárias e a participação do padre António Rego, que assina o tema do ano bem como uma reflexão sobre tráfico humano pela diretora da rede Internacional de Estudos Estratégicos, entre outras propostas.

Como habitualmente o Papa Francisco escreveu uma mensagem para o Dia Mundial das Missões que se vai celebrar a 22 de outubro de 2017.

Na missíva Francisco coloca a "missão no centro da fé cristã" e lembra que "a Igreja é, por sua natureza, missionária; se assim não for, deixa de ser a Igreja de Cristo, não passando duma associação entre muitas outras, que rapidamente veria exaurir-se a sua finalidade e desapareceria".

O Papa convida os crentes a "interrogar-nos sobre algumas questões que tocam a própria identidade cristã e as nossas responsabilidades de crentes, num mundo baralhado com tantas quimeras, ferido por grandes frustrações e dilacerado por numerosas guerras fratricidas".

Educris|02.10.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades