Roma: Congresso reflete sobre «Dignidade das crianças num mundo digital»

Iniciativa da Pontifícia Universidade Gregoriana realiza-se em Roma de 3 a 6 de outubro.

«Child Dignity in the Digital Word» [A Dignidade das crianças num Mundo digital] é o tema do primeiro congresso mundial sobre a temática que vai reunir vários lideres internacionais e protagonistas chave das relações da infância com o mundo digital.

A iniciativa, da responsabilidade da Pontifícia Universidade Gregoriana acolhe o Centre for Child Protection e pretende ser “uma pedra angular na luta global contra o abuso infantil no mundo digital”:

“As crianças e os adolescentes representam uma quarta parte dos mais de 3.2 mil milhões de utilizadores da internet no mundo. Esta situação faz com que a nova geração tenha mais de 800 milhões de crianças e jovens que correm o risco de serem molestadas, vítimas de cyberbullying, e da extorsão de cariz sexual”, advoga a organização em comunicado.

A Universidade Pontifícia considera que “sendo este um problema global” é necessário um “debate aberto e profundo para se criar consciência e gerar ações que melhorem a proteção dos mais novos na Internet”.

Para o reitor da Universidade Pontifícia, o padre Nuno da Silva Gonçalves, SJ, este congresso “representa a continuação do compromisso da Universidade em responder àquilo que o Papa considerou ser uma «ferida aberta» do abuso de menores”.:

“Este Congresso realiza-se após a tomada de consciência de que nenhum país, instituição, ou ser humano, consegue resolver o problema atuando individualmente”, sustentou.

Na sexta-feira, dia 6 de outubro, os participantes do Congresso vão reunir-se com o Papa Francisco e assinarão a «Declaração sobre a dignidade das crianças no mundo digital».

Pode acompanhar os trabalhos e todas as novidades através da hastag [#ChildDignity] na rede social Twitter.

A Pontifícia Universidade gregoriana de Roma foi fundada por Santo Inácio de Loyola em 1551. Conta atualmente com cerca de dois mil e setecentos alunos de cento e vinte países.

Educris|30.09.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades