Índia: Milhares protestam contra lei da liberdade religiosa

Cerca de 5 mil pessoas manifestaram-se no passado sábado contra mudanças na lei que vão afectar directamente a liberdade das minorias religiosas no estado de Jharkhand.

De acordo com a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), na referida manifestação, que decorreu em Ranchi, estiveram presentes católicos, hindus, sikhs e muçulmanos. Todos protestaram de forma pacífica pelas alterações na legislação, que entraram em vigor no passado mês de Agosto, nomeadamente no que diz respeito à lei anti-conversão. 

Com estas alterações legais, Jharkhand torna-se no nono estado indiano a introduzir normas penalizadoras para conversões religiosas, com excepção das que ocorrem para o hinduísmo.

De facto, a lei agora prevê penas de prisão até três anos e multas de 5 mil rupias – cerca de 600 euros – para quem tentar converter alguém.

Além disso, o governo regional alterou a chamada lei das terras, facilitando-se, a partir de agora, a aquisição das propriedades das populações tribais.

Segundo alguns observadores, as duas emendas legais estarão relacionadas pois facilita-se agora o caminho para acusações de blasfémia a todos os que resistirem à venda – em muitos casos poderá ser vista até como expropriação – das suas terras.

A comunidade cristã participou na manifestação até porque muitos dos chamados “intocáveis” ou “dalits”, que estão na base do complexo sistema de castas da Índia, têm vindo a ser acolhidos, cada vez mais, pela Igreja Católica.

O padre jesuíta Amrit Tirkey, um dos participantes na manifestação, afirmou, citado pela agência AsiaNews, que a população tem de “tomar consciência do que está a acontecer”, pois estas mudanças na legislação vão provocar a divisão da sociedade.

Desde 2014, com a ascensão ao poder do Partido Nacionalista Hindu Bharatiya Janata, que têm vindo a ocorrer cada vez mais casos de violência e abuso contra as minorias religiosas no país, nomeadamente contra os cristãos.

Educris|27.09.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades