México: Fundação católica mobiliza ajuda de emergência

O secretariado mexicano da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) mobilizou ajuda o às populações vítimas do forte sismo que sacudiu o México na passada terça-feira, dia 19 de setembro.

O sismo, que causou pelo menos 225 vítimas mortais, entre as quais dezenas de crianças – o número está em permanente actualização –, atingiu principalmente a cidade do México assim como as localidades de Morelos e Puebla, tendo-se registado, como informa Julieta Apendini, directora do secretariado local da AIS, “graves danos e desmoronamentos em muitos edifícios, escolas, prédios, igrejas e conventos”.

O sismo, que atingiu 7.1 na escala de Richter, deixou vastas regiões muito afectadas, especialmente na capital.

“Muitas zonas estão sem electricidade, o aeroporto suspendeu as operações e as aulas foram canceladas em todos os níveis de educação nos estados afectados”, informa Apendini, acrescentando que “a população uniu-se no trabalho de resgate uma vez que ainda há muitas pessoas presas nos escombros e que pedem para serem ajudadas”.

Neste momento, como explica a responsável mexicana da Fundação AIS, “começou uma corrida contra-relógio para resgatar todos aqueles que ainda estão com vida”.

O governo alertou entretanto para o risco de réplicas e recomendou à população para não regressar aos edifícios danificados e para ajudar a manter as vias desimpedidas de forma a facilitar o trabalho dos bombeiros e da Protecção Civil.

A Conferência Episcopal mexicana emitiu já um comunicado em que dá conta de estar a canalizar e articular a ajuda para esta situação de emergência. A secção mexicana da Fundação AIS está também a trabalhar em estreita colaboração com a Conferencia Episcopal Mexicana e outras organizações que estão no terreno a providenciar o auxílio mais urgente às populações.

Este sismo revela como esta região do México é tão instável. Ainda no passado dia 7 de Setembro ocorreu um sismo de 8.2 graus na escala de Richter, que afectou sobretudo os estados de Oaxaca, Chiapas e Veracruz.

Há precisamente 32 anos, a 19 de Setembro de 1985, um terramoto de 8,1 na escala de Richter faz pelo menos 12 843 mortos – números oficiais –, embora uma organização de apoio às vítimas defenda que foram cerca de 45 mil as pessoas que perderam a vida nesse dia.

Educris|22.09.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades