China: Dezenas de cristãos impedem a demolição de igreja

Dezenas de cristãos conseguiram travar ontem a demolição do edifício da igreja de Wangcun, na província de Shanxi, na China, quando os buldózeres já iniciavam as suas operações.

De acordo com a Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) os cristãos da região "entoaram cânticos e rezaram" num momento que "juntou sacerdotes e fiéis que procuraram dificultarar o trabalho dos operários e da polícia, obrigando as autoridades a recuar na intenção de destruição do templo".

"Apesar da chuva, largas dezenas de cristãos entoaram diversas orações pedindo a Deus para tornar menos rígidos os corações das autoridades chinesas".

De acordo com a AIS este episódio "ilustra bem como a comunidade cristã continua a ser perseguida na China. Neste caso particular, sucede que o próprio governo local tinha autorizado obras de restauro do templo que foi construído nas primeiras décadas do século passado".

A Agência noticiosa Asia News informa que o templo cristão foi mandado demolir "pelo Comité Distrital do Partido Comunista Chinês" que alegou "motivos urbanísticos, dos edifícios situados na área onde se encontra a igreja" de modo a "melhorar a qualidade de vida".

Perante a dimensão do protesto gerado ontem pela comunidade católica, as autoridades municipais decidiram suspender, para já, a demolição do templo.

No distrito de Changzhi, a que pertence a igreja de Wangcun, haverá cerca de 50 mil católicos numa população de quase 3,5 milhões de habitantes.

Educris com AIS



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades