Fátima vai acolher «Jubileu dos Jovens»

O Santuário de Fátima, em parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), está a organizar o Jubileu dos Jovens, no contexto do Centenário das Aparições de Nossa Senhora. António Zambujo e Miguel Araújo são esperados com temas inéditos numa atividade que se vai realizar nos dias 9 e 10 de setembro.

Em comunicado o DNPJ informa que "os músicos António Zambujo e Miguel Araújo foram convidados pelo Santuário de Fátima a compor temas inéditos sobre a paz, que vão ser interpretados no Festival da Paz, na noite de sábado, a partir das 23h00".

O «Jubileu dos Jovens» ou JubJovem tem como objetivo "celebrar o acontecimento e descobrir na mensagem de Fátima uma proposta de espiritualidade para os jovens do séc. XXI".

O Santuário de Fátima acrescenta que a "peregrinação juvenil quer oferecer a cada participante a oportunidade de descobrir algo do segredo de si mesmo que ainda não conhece, e que só Deus lhe pode dizer, para alcançar a paz consigo mesmo e com todos à sua volta, na casa comum que partilhamos, o planeta", lembrando que "para aí chegar só há um caminho, o caminho do coração".

O programa tem quatro etapas: Preparar a paz; o coração da paz; a paz do coração e a vivência da paz.

O acolhimento do JubJovem começa na manhã do dia 9 de setembro e a tarde começa com diversas propostas de atividades de preparação sobre o tema da paz: Sacramento da Reconciliação / Adoração Eucarística / Catequese sobre o Rosário / Visita aos Pastorinhos / Visita ao Carmelo / Visita à Exposição As cores do Sol / Percurso dos Murais / Visita à Casa das Candeias / Visita às Casas dos Pastorinhos.

A abertura oficial é às 17h00, na Capelinha das Aparições.

Depois, os jovens vão encontrar-se na Basílica da Santíssima Trindade para refletirem sobre “a relação entre Maria e a paz”, com a irmã Ângela Coelho, a partir das 18h00.

Uma «Directa Pacis» é o desafio do santuário e começa com o Rosário e a Procissão de velas, às 21h30, na Capelinha das Aparições. Depois começa o Festival da Paz, com António Zambujo e Miguel Araújo, às 23h00.

Para a direta a proposta é a uma “experiência forte de silêncio em caminho para chegar à paz de coração”: Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos – Caminho do Silêncio, às 02h00; a Paz do Coração começa às 03h30, e Viver a paz, a partir das 05h30, na Basílica da Santíssima Trindade.

O JubJovem continua dia 10, a partir das 10h00, o ponto de encontro é no Recinto de Oração. Os jovens vão participar no Terço, na Missa, no rito de envio do jubileu e na procissão do adeus.

O Santuário de Fátima tem uma página dedicada ao Jubileu dos Jovens. A participação é gratuita mas obrigatória para todos receberem o kit. A inscrição deve ser feita nos secretariados diocesanos da pastoral juvenil, até dia 31 de julho.

Educris|21.07.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades