Portugal: Conferência Episcopal convoca peditório nacional

A iniciativa realiza-se no próximo dia 2 de julho, em todo o país, e visa recolher fundos para “ajudar as vítimas dos incêndios que atingiram o país nos últimos dias”.

Na mensagem «Solidários com as vítimas dos incêndios» a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pede aos cristãos “que se associem” a esta iniciativa “e que se dediquem à oração” e ao “sufrágio” das vítimas dos incêndios propondo “o ofertório do primeiro domingo de julho” para esta finalidade.

O montante recolhido vai ser enviado para a Cáritas Portuguesa, “a fim de ser encaminhado, com brevidade, para aqueles que necessitam”.

 

A Cáritas já tinha avançado com a abertura de uma conta solidária - 'Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios' - (PT50 0035 0001 00200000 730 54), na Caixa Geral de Depósitos.

Na missiva a CEP manifesta o seu “reconhecimento e apoio aos bombeiros e às numero das organizações e socorro e voluntário que estão no terreno a salvar vidas, minorar danos e evitar a perda de pessoas e bens”.

Já em abril passado os bispos portugueses tinham escrito uma nota pastoral sob o tema «Cuidar da Casa Comum – prevenir e evitar os incêndios» onde lembravam os “notórios custos humanos sociais, económicos e ecológicos” decorrentes das situações provocadas pelos incêndios em Portugal.

Na missiva a CEP pedia “uma mudança de mentalidade e hábitos sociais” que leve todos a percecionar a natureza “não como uma simples fonte de utilidade e rendimento económico”, mas como “um legado que devemos esforçar-nos por transmitir às gerações futuras”.

Educris|30.06.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades