AIS: Dia da criança assinalado com jornada de oração

Ontem, dia 1 de Junho, crianças portuguesas e sírias estiveram unidas num momento de partilha e de oração promovido pelo Colégio de Santa Maria, na Lapa, em Lisboa, iniciativa que teve a colaboração da Fundação Ajudade à Igreja que Sofre (AIS).

Cerca de quatro centenas de crianças e adolescentes portugueses partilharam testemunhos, rezaram e cantaram com cinco famílias cristãs de Alepo, com os respetivos filhos, num total de 14 crianças.

Apesar das dificuldades de comunicação – em Alepo as famílias estiveram reunidas no centro catequético da diocese, com o apoio das Irmãs de Jesus e Maria, e tiveram de recorrer a um gerador para conseguirem estabelecer a ligação pela Internet – foi possível perceber o profundo sentimento de gratidão pela ajuda que os portugueses têm feito chegar à Síria, nomeadamente através da Fundação AIS.

“Muito obrigado pela vossa ajuda e por não se esqueceram de nós”, foi uma das frases mais repetidas em Alepo, tendo as crianças esboçado o símbolo do coração com os dedos, gesto prontamente repetido pelas centenas de alunos portuguesas do Colégio de Santa Maria.

No final do encontro, Catarina Martins, diretora do secretariado nacional da Fundação AIS, explicou a importância da mobilização dos portugueses – e também da sensibilização das crianças – para a ajuda concreta às famílias cristãs da Síria, “que vivem já há sete anos” as consequências da guerra civil.

Entre as várias formas de ajuda para a Síria, a directora da AIS referiu a campanha “Uma Gota de Leite por Alepo”, que revela bem como são inúmeras as carências alimentares que se vivem nesta cidade que já foi “o coração económico” deste país.

Hoje, esta cidade – que em certas zonas foi completamente destruída pelos combates – está paralisada, havendo faltas graves, explicou Catarina Martins, na “distribuição de água, electricidade, alimentos e medicamentos”.

Esta foi a segunda vez que o Colégio de Santa Maria e a Fundação AIS se juntaram para aproximar crianças de Lisboa e de Alepo num momento de partilha e de oração. 

Clara Almeida, directora pedagógica do Colégio, afirmou, no final do encontro, que “era importante passarmos à prática a teoria”, referindo-se ao tempo de meditação e oração que se faz na escola, todas as manhãs, “em que se tem rezado por Alepo, pela Síria, e pelos problemas mundiais”.

Sobre o encontro de partilha de testemunhos e de orações, esta responsável afirmou que “foi muito bom”, tendo destacado precisamente os dois momentos de oração, quando as crianças portuguesas e as crianças sírias rezaram uma Ave Maria e um Pai Nosso nas respectivas línguas. 

“Foi o momento mais forte”, disse Clara Almeida, explicando que, nesse instante, quando se rezava, “houve silêncio”, apesar de no ginásio do colégio estarem mais de quatro centenas de alunos, “o que fez toda a diferença”.

A diretora pedagógica do Colégio de Santa Maria explicou ainda que os alunos “ficaram sensibilizados” e que “vão seguramente” ser “muito generosos e solidários” na campanha Uma Gota de Leite por Alepo.

Educris|02.06.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades