Lisboa: 'Madonna' - os tesouros do Vaticano

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, tem patente uma exposição indita com obras das coleções dos Museus do Vaticano subordinada ao tema ‘Madonna - Tesouros dos Museus do Vaticano’. A mostra vai estar em exibição até ao próximo dia 10 de setembro sempre de  terça-feira a Domingo, entre as 10h00 e as 18h00.

"Pela primeira vez em Portugal, um conjunto de obras das famosas coleções dos Museus do Vaticano, especialmente da sua valiosa Pinacoteca, compõem uma exposição que inclui pinturas de Primitivos italianos (Taddeo di Bartolo, Sano di Pietro, Fra Angelico), de grandes mestres do Renascimento e do Barroco (Rafael, Pinturichio, Salviati, Pietro da Cortona, Barocci), além de notáveis tapeçarias e códices iluminados do acervo da Biblioteca Apostolica Vaticana. Completam este grupo algumas pinturas da Galleria Borghese (Venusti e Sassoferrato) e da Galleria Corsini (Gentileschi e Van Dyck). Num arco cronológico que vai do final da Antiguidade à época moderna, a iconografia da Virgem Maria é o grande eixo temático desta mostra, que engloba ainda um núcleo de obras de autores italianos oriundas de diversas instituições portuguesas, públicas e privadas", refere um comunicado enviaod ao EDUCRIS pelo Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).

A exposição, inaugurada no passado dia 18 de maio, tem como comissários Alessandra Rodolfo e José Alberto Seabra Carvalho e insere-se na comemoração do centenário das Aparições na Cova da Iria.

Na inauguração, o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, afirmou que a exposição é o concretizar de "um grande sonho" do museu nacional e permite a visualização de uma "rica e copiosa iconografia gerada pelo culto mariano ao longo dos séculos".

A diretora dos Museus do Vaticano, a italiana Barbara Jatta, referiu na ocasião que a mostra é "uma eficaz expressão da missão dos museus do Papa". 

 

Educris |29.05.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades