JMJ Lisboa 2023: Terço apresentado com momento de oração a 1 de maio

Apresentado em três versões, o terço é manufaturado em Fátima, com recurso a madeira e materiais reciclados, e com linguagem inclusiva

A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 já tem terço oficial. Apresentado ontem, e a poucas semanas do início de maio, mês de Maria, o terço da JMJ Lisboa 2023 está disponível em três modelos diferentes, e quer “desafiar os Jovens a darem voz ao Terço, expressão da espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora”.

Com inicio de venda a 15 de abril, a organização portuguesa da JMJ recebe, desde já, pré-encomendas, que devem ser endereçadas a cada Comité Organizador Diocesano.

“Num país marcadamente de tradição mariana como Portugal, o terço não poderia deixar de ser um dos elementos identificadores da JMJ, a par do logotipo e hino oficiais. Aliás, alegrou-nos muitíssimo a mensagem do senhor Presidente da República que partilhou connosco a intenção de o Papa Francisco desejar visitar Fátima no contexto da JMJ”, refere D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, citado pela página oficial da organização portuguesa.

Tendo como ponto de partida a identidade gráfica da Jornada, foram desenhadas duas versões especiais, uma em Madeira e outra em Plástico 100% reciclado. São ambas constituídas pela cruz da JMJ LISBOA 2023 e pelo passador com o tema da JMJ (“Maria levantou-se a partiu apressadamente” Lc 1, 39). Nas cinco contas do Pai-Nosso está a referência “JMJ Lisboa 2023”, impressa nos idiomas oficiais (português, espanhol, inglês, francês e italiano). Há ainda uma versão standard, em madeira com a Cruz da JMJ.

Um terço inclusivo, amigo do ambiente e feito em Fátima

Os terços são montados manualmente, numa fábrica em Fátima, com recurso a matéria-prima amiga do ambiente (madeira e plástico 100% reciclado). Só na primeira edição foi utilizado plástico reciclado que equivaleria a 175.000 tampas de plástico.

Também as embalagens são também feitas de cartão reciclado e utilizam linguagem inclusiva – braile e pictogramas –, cumprindo o propósito de fazer da JMJ um encontro de todos para todos.

O primeiro momento de oração está agendado para 1 de maio, online, com a participação dos jovens das dioceses portuguesas.

Educris|09.04.2021

Imagem: JMJ Lisboa 2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades