Publicações: «Via Sacra» percorre «valor da vida» em África

D. Jesús Ruiz Molina assina obra com via-sacra sobre a realidade da da vida humana no continente africano

São 14 textos de denúncia de uma realidade brutal que atinge milhões de pessoas em África que D. Jesús Ruiz Molina, bispo auxiliar de Bangassou, na República Centro-Africana, aborda n livro «Via-Sacra».

Na publicação, editada pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS)  prelado dá conta de "um continente escravizado pela ganância, violentado pelo terrorismo, mergulhado tantas vezes numa pobreza quase obscena" e onde "a vida humana vale pouco”.

D. Ruiz Molina toma as penas e as dores dos povos que habitam no continente africano, em particular "dos sem voz, dos excluídos, dos mais pobres e denuncia as situações mais dramáticas" como o "drama da fome" ou "o sofrimento infligido a tantas mulheres".

"Há a fome de alimentos e também a fome de justiça. Especialmente para as mulheres vítimas da guerra, da violência, da brutalidade dos conflitos. Mulheres que sofrem e que estão sós. Mulheres que são das principais vítimas dos conflitos sem fim que polvilham a história deste continente. Mulheres brutalizadas… As mulheres tornaram-se o alvo da brutalidade dos homens armados sem piedade", denuncia o prelado.

O pesadelo sofrimento por "milhares de crianças soldados", as difiduldades diárias da África subsariana, com uma esperança média de vida de 50 anos, levam o bispo Auxiliar de Bangassou a comparar estas situações "à paixao de Jesus" e a interrogar-se sobre se "há vida antes da morte?".

As receitas da venda do livro “Via Sacra África”, com a proposta da Fundação AIS para esta Quaresma, vão reverter na totalidade para projectos de apoio a milhares de cristãos neste continente, vítimas de perseguição e intolerância religiosa e que dependem totalmente da Igreja.

Educris|11.03.2021

Imagem: AIS



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades