Covid-19: Igreja apresenta novo «guia» para os «desafios pastorais» da pandemia

Bispos Portugueses sublinham necessidade de “uma cultura de proximidade e de novas vizinhanças”

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou hoje, dia 1 de janeiro, a reflexão «Desafios pastorais da pandemia à Igreja em Portugal». Aprovado a 13 de novembro de 2020, na Assembleia Plenária da CEP, o documento defende uma maior participação das famílias, dos jovens e no mundo digital.

Com 53 pontos, os bispos portugueses, refletem sobre a suspensão das celebrações comunitárias e o modo como essa realidade desafiou a Igreja a descortinar um outro modo de ser Igreja, feito não só de liturgia e de oração, mas de vida quotidiana”, convidando todos a “redescobrir a oração doméstica, promover uma autêntica espiritualidade familiar e levar a sério a liturgia da Palavra no lar”.

A reflexão convida as comunidades católicas a avaliar os seus “dinamismos de integração, criatividade e generatividade”, e deixa orientações para se “construir a fraternidade universal” e “comunicar nos ambientes digitais”.

Considerando que ainda existem cristãos “analfabetos do Evangelho” os bispos portugueses desafiam a que “se iniciem percursos sinodais de escuta prolongada, autênticos laboratórios de reflexão em ordem a uma ‘nova etapa da evangelização’”.

Os bispos afirmam ser necessário “pensar a pastoral a partir dos últimos” e “preparar os planos pastorais a partir das periferias” passando de “uma pastoral de manutenção a uma pastoral missionária”.

Sobre a presença no digital a CEP sublinha a importância da participação das novas gerações para uma “renovação e conversão pastoral”.

“O domínio do digital dá-lhes uma forma nova de ver a realidade. Além disso, são peritos na abertura à novidade, ao diferente, às pessoas e aos povos. Com eles a fraternidade é mais possível.”

A CEP sustenta que "as questões levantadas por esta pandemia não são apenas sanitárias, económicas ou sociais" mas devem ser ocasião para "provocar uma mudança de mentalidade e uma reviravolta cultural".

"Precisamos de homens sábios e santos dentro de todas as áreas do saber e do agir, criativos da palavra e do amor", sustentam.

Educris|01.01.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades