CNJP pede uma «Cultura do Cuidado e da Paz»

Organismo católico lamenta «ventos de racismo e xenofobia» em Portugal num texto que analisa a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz

A Comissão Episcopal Justiça e Paz (CNJP), órgão da Conferência Episcopal Portuguesa denunciou hoje a existência de “ventos de racismo e xenofobia” e considerou o “bárbaro assassinato de um cidadão estrangeiro” como uma “tragédia que envergonha o Estado português”.

Numa mensagem subordinada ao tema «Cultura do Cuidado e da Paz» a organização católica pede, ainda, maior atenção ao caso de Cabo Delgado, em Moçambique.

“Quanto às guerras e conflitos que recentemente se agravaram, não podemos ignorar a situação da região de Cabo Delgado, com as suas centenas de milhar de vítimas, a quem o mundo ainda não prestou a devida atenção”.

Para a CNJP é fundamental que o próximo ano seja tempo de “de remediar os malefícios que, entre nós como noutros países, a interrupção do ensino presencial provocou na educação de muitas crianças e adolescentes, sobretudo das famílias mais pobres”.

Reafirmando a urgência de uma “ecologia integral” a organização sustenta que “o cuidado” se deve “estender às pessoas e também à salvaguarda da criação e da Terra como nossa casa comum. Estas duas formas de cuidado não podem desligar-se”, sustenta.

“Algumas propostas concretas que decorrem destes princípios são reafirmadas pelo Papa nesta mensagem: como a de que as vacinas contra a Covid-19 estejam ao alcance dos mais pobres (n. 1), ou a de que se destinem verbas atualmente destinadas a armamento a um fundo mundial para eliminar a fome e contribuir para o desenvolvimento dos países mais pobres (n. 7)”, conclui citando a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz 2021.

Educris|30.12.2020

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades