Mensagem de Taizé 2021: «Saber esperar no tempo favorável e desfavorável»

Situação pandémica e precariedade estão no centro da reflexão da comunidade Ecuménica de Taizé para 2021

O irmão Alois, prior da Comunidade de Taizé apela a “decisões políticas corajosas” marcadas pela “solidariedade e a amizade social”, na mensagem que hoje foi divulgada pela comunidade.

Sob o tema «Manter a esperança em tempo propício e fora dele» o prior de Taizé sustenta que só “a entreajuda abre caminho de futuro”.

“Muitos estão prontos a servir os outros, a sua generosidade recorda-nos que a entreajuda abre um caminho para o futuro», e muitos jovens estão a investir as suas energias na salvaguarda da nossa casa comum, que é o planeta”, lê-se no documento.

O texto apresenta três sugestões para “promover a fraternidade”, apelando à “escuta mútua que vá ao encontro dos antagonismos” e “ensine a caminhar juntos”, o “acolher um exilado ou uma família” à “escuta dos mais vulneráveis”.

A Carta para 2021 sustenta a emergência de “muitas iniciativas que, sem dar todas as respostas à emergência climática, já permitem avançar para estilos de vida mais respeitadores do meio ambiente” e deixa o desafio do diálogo.

“Diante destes excessos, a frustração e a raiva são compreensíveis. Quem terá a audácia de ser artesão de justiça e de paz, para lá das clivagens das nossas sociedades?”.

Numa atitude de diálogo com todos o irmão Alois considera que é possível, “nas difíceis realidades do presente”, perceber “motivos de esperança e, às vezes, até de esperança contra toda a esperança”.

“Para isso, juntemo-nos a quem tem diferentes opções de vida, a cristãos de outras confissões, a crentes de outras religiões, a agnósticos ou a ateus que também estejam comprometidos com a fraternidade e a partilha”, desafia.

O religioso considera que a “pandemia revela as fragilidades da nossa humanidade” e lembra que “Deus está infinitamente além de tudo o que possamos imaginar” reforçando a ideia de que “todos estamos em busca, sedentos de amor e de verdade. Onde quer que estejamos na nossa peregrinação interior, frequentemente estamos a tatear no nosso caminho”.

“A alegria renova-se quando vivemos a fraternidade, quando estamos próximos dos mais necessitados: pessoas sem casa, idosos, doentes ou sós, crianças em dificuldade, pessoas com deficiência, migrantes”, desafia.

Aos crentes o irmão Alois lembra que “a Igreja é chamada a procurar o diálogo, a sair ao encontro de todos” e pede que se evite “reduzir Deus aos nossos próprios conceitos”.

“Peregrinos de confiança é possível caminharmos juntos, partilharmos a nossa procura: as nossas questões e também as nossas convicções”, assinala.

Encontro Europeu de jovens em edição Online

O Encontro Europeu, que habitualmente se realiza numa cidade europeia no final de cada ano, adapta-se, este ano, à pandemia e vai realizar-se de 27 de dezembro a 1 de janeiro numa edição inédita online.

A comunidade de Taizé disponibiliza já um caderno de cânticos online para todos os que quiserem participar.

Os irmãos de Taizé convidam a que os jovens "se reúnam localmente" procurando "um local para passar os cinco dias juntos”, a reunir-se “durante o dia ficando em casa” ou a encontrar-se “apenas por um dia”.

Educris|22.12.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades