Lisboa: Capela do Rato promove curso «Filosofia, Literatura, Espiritualidade»

Cardeal Tolentino Mendonça inaugura iniciativa a 11 de janeiro de 2021

«Caminhos Cruzados - Filosofia, Literatura, Espiritualidade» é o tema da nova edição do curso que a comunidade da Capela do Rato, em Lisboa promove a partir de janeiro de 2021.

A 11 de janeiro o cardeal Tolentino Mendonça reflete, nesta edição totalmente online, sobre a nossa encíclica do Papa Francisco, Fratelli tutti. Ao longo de quinze sessões, que decorrem até abril sempre das 19h00 às 20h00, vai ser possível analisar «Alice no país das maravilhas», numa reflexão de Miguel Tamen, a 18 de janeiro.

O escritor árabe Khalil Gibran 'marca presença' através do pensamento do padre Adelino Ascenso, dos missionários da Boa Nova, no dia 25 de janeiro.

No mês de fevereiro «Caminhos Cruzados» continua com a análise de «Homo Deus», o best seller de Yuval Harari, por Manuel José Carmo Ferreira, a 1 de fevereiro. «Ágora», escrito por Ana Luísa Amaral conta com comentário de Francisco de Almeida Dias, a 8 do mesmo mês.

A obra prima «Se isto é um homem», de Primo Levi, vai contar com a análise de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, a 22 de fevereiro. O padre Alexandre Palma, Vice-Diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa reflete sobre a obra «Paciência com Deus» do também checo padre Tomáš Halík, a 1 de março de 2021.

«O dia dos prodígios», de Lídia Jorge, vai a análise de Isabel Rocheta a8 de março. Segue-se, a 15 do mesmo mês «O livro do meio», escrito por Maria Velho da Costa e Armando Silva Carvalho, com comentário de Isabel Allegro de Magalhães.

A 22 de março é a vez de Filipa Afonso comentar «A divina comédia», obra de referência de Dante Alighieri. O mês encerra a 29 de março com «O admirável mundo novo», de Aldous Huxley, com reflexão de Maria Luísa Leal de Faria.

Em abril, e sempre às segundas-feiras, entre as 19h00 e as 20h00, «Mrs. Dalloway», de Virginia Woolf, é analisado por Carlos João Correia. Segue-se o «Regresso à terra», com comentário do seu autor, Viriato Soromenho-Marques, e a «Ilíada», de Homero, por José Pedro Serra.

O padre António Martins, responsável pela Capela do Rato encerra o curso, a 26 de abril, com o «Diário de um pároco de aldeia», de Georges Bernanos.

As inscrições decorrem na página da Capela do Rato, na internet.

Educris|12.12.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades