Santa Sé: Dante continua a «fazer ressoar o fascínio de Deus», Papa Francisco

Papa marca abertura das celebrações do sétimo centenário da morte de Dante Alighieri que considera um “profeta da esperança”

O Papa Francisco recebeu, hoje, uma delegação da Arquidiocese de Ravenna-Cervia, no norte da Itália, por ocasião do ano dedicado a Dante Alighieri.

No início das celebrações do sétimo centenário da morte do poeta, Francisco agradeceu à delegação a sua presença e recordou Dante como “um profeta da esperança” que soube sempre “fazer ressoar o fascínio de Deus”.

“Dante convida-nos a redescobrir o sentido perdido e ofuscado da viagem humana. Pode parecer distante, sete séculos, mas a sua poesia conserva uma ressonância impressionante para os nossos dias. Destaco, de modo particular, o modo como a alegoria deixa espaço ao símbolo, onde o ser humano aparece de modo mais evidente e nú, onde o fascínio pela verdade, a beleza e a bondade, fascínio de Deus, faz ressoar a sua poderosa atração”, disse, no discurso reproduzido pelo site do Vaticano.

Francisco lembrou a cidade de Ravenna como o “último refúgio” do poeta onde, tradicionalmente se afirma que “compôs os cantos finais do Paraíso”.

“Nesta cidade concluiu a sua viagem terrena. Pôs fim ao exilio que tanto marcou a sua existência e que inspirou a sua escrita. Esta experiência de exilio leva-nos a pensar, imediatamente, na Biblia e no exilio do povo de Israel, na Babilónia. De maneira análoga para Dante, o exilio converteu-se na chave para interpretar não somente a vida como a viagem de cada homem e mulher na história e no para lá da história”, acrescentou.

Recordando que a morte do poeta aconteceu “no dia em que a Igreja celebrava a Exaltação da Santa Cruz”, o Papa recordou a cruz que São Paulo VI doou a Ravenna para ser colocada sobre seu túmulo.

“A mesma cruz, por ocasião deste sétimo centenário, volta a brilhar no lugar que conserva os restos mortais do poeta e que este possa ser um convite à esperança, àquela esperança da qual Dante foi profeta”, disse.

Francisco concluiu o seu discurso convidando os presentes a tomarem para si o exemplo de Dante e citou São Paulo VI: “Poderemos contar com a riqueza da experiência de Dante, para atravessar os tantos bosques obscuros da nossa terra e realizar, felizmente, a nossa peregrinação na história, a fim de chegarmos à meta sonhada e desejada por cada homem: ‘o amor, que move o sol e as outras estrelas”.

Educris|10.10.2020
Imagem: Vatican.va



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades