Regina Coeli: «O Espírito torna-nos pessoas livres», papa Francisco

Papa recitou hoje a oração mariana do Regina Coeli. Antes, e na sua meditação, apresentou o "Espírito Santo" como o "dom de Deus", como "Aquele que nos torna livres" e capazes "de renovar o coração de acordo com o projeto de Deus"

Leia, na íntegra, e em português, a alocução do Santo Padre

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O evangelho deste domingo (cf. Jo 14, 15-21) apresenta-nos duas mensagens: a observância dos mandamentos e a promessa do Espírito Santo.

Jesus liga o amor por ele à observância dos mandamentos e insiste nisto no seu discurso de despedida: «Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos» (v. 15); «e alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama».  (v. 21). Jesus pede que o amemos, mas explica: esse amor não termina num desejo por ele, ou num sentimento, não, requer a vontade de seguir o seu caminho, ou seja, a vontade do Pai. E isto resume-se no mandamento do amor mútuo - o primeiro amor [em realização] - dado pelo próprio Jesus: «como vos amei, que também vós vos ameis uns aos outros». (Jo 13,34). Ele não disse: «Ame-me como eu te amei», mas «amem-se com eu vos amei».

Ele ama-nos sem nos pedir retorno. O amor de Jesus é livre, ele nunca nos pede uma troca. E ele quer que o seu amor livre se torne a forma concreta de vida entre nós: essa é a vontade dele.

Para ajudar os discípulos a trilhar este caminho, Jesus promete que orará ao Pai para enviar «o Paráclito» (v. 16), ou seja, um Consolador, um Defensor que ocupe o seu lugar e lhes dê inteligência para escutar e a coragem para observar as suas palavras. Este é o Espírito Santo, que é o dom do amor de Deus que desce ao coração do cristão. Depois de Jesus ser morto e ressuscitar, o seu amor é dado a quantos creem Nele e são batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. O próprio Espírito os guia, os ilumina, os fortalece, para que cada um possa caminhar, também através da adversidade e das dificuldades, nas alegrias e tristezas, permanecendo no caminho de Jesus. Isso é somente possível se se mantiver dócil ao Espírito Santo, que, com a sua presença operante, pode não apenas consolar, mas transformar os corações, abri-los à verdade e ao amor.

Diante da experiência do erro e do pecado - o que todos cometemos -, o Espírito Santo ajuda-nos a não sucumbir e faz-nos compreender e viver plenamente o sentido das palavras de Jesus: «Se me amardes, guardareis os meus mandamentos». (v. 15). Os mandamentos não nos são dados como uma espécie de espelho, no qual podemos ver as nossas misérias, as nossas inconsistências refletidas. Não, eu não sou assim. A Palavra de Deus é-nos dada como a Palavra da vida, que transforma o coração, a vida, que renova, que não julga nem condena, mas que cura e tem como objetivo o perdão.

A misericórdia de Deus é assim. Uma palavra que é Luz para os nossos passos. E tudo isto é obra do Espírito Santo! Ele é o Dom de Deus, ele é o próprio Deus, que nos ajuda a ser pessoas livres, pessoas que querem e sabem amar, pessoas que entenderam que a vida é uma missão de anunciar as maravilhas que o Senhor realiza naqueles que confiam nele.

Que a Virgem Maria, modelo da Igreja que sabe ouvir a Palavra de Deus e dá as boas-vindas ao dom do Espírito Santo, nos ajude a viver com alegria o Evangelho, na consciência de sermos apoiados pelo Espírito, fogo divino que aquece os corações e ilumina os nossos passos.

Tradução Educris a partir do original em italiano

17.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades