Papa reza pelos que «fazem limpezas» numa «missão invisível e indispensável»

Francisco recordou importância das pessoas “que se ocupam da limpeza” em vários lugares e lembrou a importância do "Espírito Santo" na consciência de "fraternidade"

“Hoje a nossa oração é pelas muitas pessoas que limpam os hospitais, as ruas, que esvaziam os caixotes de lixo, que vão às casas limpar: um trabalho que ninguém vê, mas é um trabalho necessário para sobreviver. Que o Senhor os abençoe e ajude”, começou por pedir o papa no início da eucaristia deste VI Domingo da Páscoa.

Na sua homilia, e tomando para meditação o trecho do evangelho do dia em que Jesus promete “o paráclito, o Espírito da Verdade que o mundo não conhece” o papa convidou a olhar “para esta atitude de Jesus quando se despede dos seus discípulos”.

“A despedir-se dá-lhes tranquilidade e paz, com a promessa: «Não vos deixarei órfãos»”.

Jesus “defende-nos da sensação de orfandade” que hoje “vemos tanto no mundo e que sempre esteve presente nos mitos de Édipo ou Telémaco”, apontou.

Para Francisco este sentimento “está hoje presente” em tanta parte na sociedade e provoca “um sentimento de orfandade que afeta o sentido de pertença e a fraternidade”.

“Jesus promete-nos isto. Um Paráclito. Uma via de acesso ao Pai que permanece após a estrada aberta por Jesus. O Espírito Santo é enviado para nos lembrar e ensinar este acesso a Deus”, explicitou.

Para o papa “somente com esta consciência de crianças que não são órfãs é que podemos viver em paz entre nós. As guerras, sejam pequenas ou grandes, sempre têm uma dimensão de orfandade, de um pai que está ausente e por isso a ausência de paz”.

“O Espírito Santo não nos ensina a insultar. E uma das consequências do sentido de orfandade de orfanato, o insulto, as guerras, porque se não há Pai, não há irmãos, a fraternidade perde-se”, apontou.

No final o papa rezou “pedindo ao Espirito Santo que nos lembre sempre, sempre, deste acesso ao Pai, que nos lembre que temos um Pai, e para esta civilização que tem um grande sentido de orfandade, tenha a graça de encontrar o Pai, o Pai que dá sentido a toda a sua vida e faz dos homens uma família”, completou.

Educris|17.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades