Covid-19: Papa reza pelos «que morreram sós» na pandemia(C\Vídeo)

Francisco lembrou “atitudes” que impendem o crente de “viver em fidelidade com o Senhor”

Rezemos hoje pelas pessoas que morreram devido à pandemia. Faleceram sozinhas, sem a carícia dos seus entes queridos, e muitas nem sequer tiveram o funeral. Que o Senhor as receba na glória”, começou por rezar o Papa Francisco no início da eucaristia a que presidiu hoje no Vaticano.

Na sua homilia, tomando para meditação o excerto do evangelho de São João que apresenta Jesus no Templo antes da festa da Dedicação, Francisco convidou os fieis meditarem sobre “as atitudes que precedem a confissão de Jesus”.

“Existem como que ‘antipatias prévias’, que não nos deixam ir em frente no conhecimento do Senhor, apontou.

Em seguida o papa explicitou, uma a uma, as atitudes que “nos impedem de fazer parte do rebanho de Jesus”.

“A primeira de todas são as riquezas. Muitos de nós, que entramos pela porta do Senhor, paramos e não continuamos porque vivemos presos às riquezas”, lamentou.

A segunda atitude é a “rigidez de coração”. “Outra atitude que nos impede de ir em frente no conhecimento de Jesus, na pertença de Jesus, é a rigidez: a rigidez do coração. Também a rigidez na interpretação da Lei. Jesus repreende os fariseus, os doutores da Lei, por causa desta rigidez (cf. Mt 23, 1-36). Isto não é fidelidade: a fidelidade é sempre um dom a Deus; a rigidez é uma segurança para mim”, explicitou.

Para o papa a terceira atitude que afaste o crente de Jesus é a “preguiça” pois “tira-nos a vontade de continuar e tudo se resume a ‘sim, mas... não, agora não, mas...’, isto leva-nos à tibieza, torna-nos tíbios”, denunciou.

A penúltima atitude apontada é o “clericalismo”. Este “coloca-se no lugar d Jesus. Tira a liberdade de fé dos crentes e é uma doença terrível na Igreja”, afirmou.

Como última atitude papa apresentou o “mundanismo”. Esta torna-se presente “quando a observância da fé, a prática da fé acaba na mundanidade”, referiu, dando o exemplo do modo como acontece “a celebração de alguns sacramentos em certas paróquias: A graça e a presença de Jesus não é bem compreendida”, terminou.

No final da sua homilia Francisco afirmou que “não se pode seguir Jesus sem liberdade” mesmo que, “por vezes, essa liberdade nos faça escorregar” é “melhor escorregar a andar do que escorregar antes de partir” vincando “nestas atitudes que nos impedem de começar o caminho”, sintetizou.

Educris|05.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades