Videomensagem do Papa Francisco para a Semana Santa (C/vídeo)

O Papa Francisco dirigiu-se ontem ao italianos, e a todo o mundo, com uma mensagem para a vivência da Semana Santa. 

Leia, na íntegra, e em português, a Mensagem do Papa

Queridos amigos, boa noite:

Hoje tenho a oportunidade de entrar em vossas casas de uma maneira diferente do habitual. Se mo permitis, gostaria de falar convosco por alguns momentos neste período de dificuldade e sofrimento. Imagino-vos no meio das vossas famílias, enquanto viveis uma vida incomum para evitar o contágio. Penso na vivacidade de crianças e jovens, que não podem sair, ir à escola, fazer a sua vida. Trago no meu coração todas as famílias, especialmente aquelas com um ente querido doente ou aquelas que infelizmente estão de luto pelo coronavírus ou por outras causas. Por estes dias penso frequentemente nas pessoas sós para as quais é mais difícil enfrentar estes momentos. Acima de tudo, penso nos idosos, a quem amo tanto.

Não posso esquecer aqueles que estão doentes por causa do coronavírus, pessoas internadas em hospitais. Estou consciente da generosidade daqueles que estão expostos ao perigo para curar esta pandemia ou para garantir serviços essenciais à sociedade. Quantos heróis, todos os dias, a cada hora! Também me lembro daqueles que estão com problemas económicos e estão preocupados com o trabalho e o futuro. Penso também nos prisioneiros nas prisões, cuja dor é agravada pelo medo da epidemia, por eles e pelos seus entes queridos, penso naqueles que não têm casa, que não têm um lugar para os proteger.

É um momento difícil para todos. Para muitos, muito difícil. O papa sabe-o e, com estas palavras, deseja expressar a sua proximidade e afeto a todos. Vamos tentar, se pudermos fazer o melhor uso deste tempo: sejamos generosos; ajudamos aqueles que precisam disso à nossa volta; procuremos, por telefone ou pelas redes sociais, pessoas que estejam mais sozinhas; recebemos o Senhor através dos que passam esta provação na Itália e em todo mundo. Ainda que estejamos isolados, o pensamento e o espírito podem ir longe com a criatividade do amor. É o que faz falta hoje: a criatividade do amor.

Celebramos a Semana Santa de uma maneira verdadeiramente incomum, que manifesta e resume a mensagem do Evangelho, a do amor ilimitado de Deus. E no silêncio das nossas cidades, o Evangelho da Páscoa ressoará. O apóstolo Paulo diz: «E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou» (2 Cor 5,15). No Jesus ressuscitado, a vida venceu a morte. Esta fé pascal alimenta a nossa esperança. Gostaria de a compartilhar convosco esta noite. É a esperança de um tempo melhor, em que também nós possamos ser melhores, finalmente libertados do mal e desta pandemia.  É uma esperança: a esperança não dececiona; não é uma ilusão, é uma esperança.

Lado a lado, com amor e paciência, podemos preparar nestes dias um tempo melhor. Obrigado por me deixardes entrar nas vossas casas. Tende um gesto de ternura para com quem sofre, com as crianças e com os idosos. Dizei-lhes que o Papa está próximo e orai para que o Senhor nos livre rapidamente do mal. E vos, reais por mim.  Bom jantar, até breve!

Boletim da Assessoria de Imprensa da Santa Sé, 3 de abril de 2020.

Tradução Educris a partir do original em italiano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades