Covid-19: «Nas dificuldades a oportunidade para fazer o bem», Papa Francisco (C/vídeo)

Papa pede que “ninguém se aproveite deste momento de dor para benefício próprio”

“Pode acontecer que a alguém lhe ocorra fazer algo de não tão bom, aproveitando o momento em seu próprio benefício, para seu próprio bem. Oremos ao senhor para que o Senhor nos dê a todos uma consciência reta, uma consciência transparente, que a possa mostrar a Deus sem se envergonhar”, afirmou Francisco no início da eucaristia desta manhã transmitida pelos serviços de comunicação do Vaticano.

Na eucaristia o papa lembrou “que nestes momentos de perturbação, de dificuldade, de dor, as pessoas têm a possibilidade de fazer algumas coisas, e muitas coisas boas”, exortou.

Na vida de Jesus, o exemplo para nós

Comentando o excerto do evangelho de São João onde os doutores da lei conspiram contra Jesus após terem visto a ressurreição de Lázaro Francisco chamou a atenção para o caminho da tentação:

“A tentação cresce lentamente a partir da astucia do diabo que quer destruir Jesus. Ela é um caminho que se inicia lentamente e que procura uma autojustificação para o seu agir”, apontou.

Francisco fez uma “releitura” acerca dos vários momentos de confronto de Jesus com os fariseus, escribas e doutores da lei, para mostrar como se foram “preparando para eliminar Jesus”:

“Foi um processo, um processo que começou com pequenas inquietações no tempo de João Batista e depois acabou nesta reunião dos doutores da Lei e dos sacerdotes. Um processo que crescia, um processo que era mais seguro da decisão que deviam tomar”.

Para o Papa a tentação “que os relatos nos mostram hoje” acontece de modo homólogo em “cada um de nós”.

“Começa com pouca coisa, com um desejo, uma ideia, cresce, contagia e no final justifica-se. Estes são os três passos da tentação do diabo em nós e aqui estão os três passos que a tentação do diabo fez na pessoa dos doutores da Lei”, explicitou.

Em época de quaresma Francisco convidou os fiéis a uma revisão de vida, ao pedir perdão sempre que “nos apercebamos desta tentação”:

“A vida de Jesus é sempre um exemplo para nós e as coisas que aconteceram com Jesus são coisas que acontecerão connosco, as tentações, as justificações, as boas pessoas que estão à nossa volta e que nós, talvez, não as ouvimos, e os maus, no momento da tentação, buscamos aproximar-nos (deles) para fazer a tentação crescer”.

Educris|04.04.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades