Educação: Papa quer pacto educativo centrado na «fraternidade e ambiente»

Iniciativa marcada para 14 de maio de 2020 quer reunir educadores de todo o mundo

O Papa Francisco convocou hoje os agentes de ensino de todo o mundo para um encontro no Vaticano com o “objetivo de promover um «pacto educativo global».

“É necessário encontrar – segundo uma sã antropologia – outros modos de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso”, assinala, em mensagem disponibilizada  pela sala de imprensa da Santa Sé.

Para o Papa a prioridade passa pelo “reavivar” do “compromisso em favor e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e compreensão mútua”.

Francisco lembra que perante as “mudanças culturais e antropológicas” são necessárias “novas respostas” e propõe “a construção de uma ‘aldeia da educação’ que reúna professores, alunos, famílias e sociedade civil”.

Num estilo bem pessoal e já reconhecido o Papa volta a alertar para o perigo da “cultura do descarte” e exorta a uma “ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna”.

Antes do evento mundial, que acontece no auditório Paulo VI, no Vaticano, os participantes vão integrar seminários temáticos e preparatórios do encontro.

O evento, que será realizado no auditório Paulo VI, do Vaticano, será precedido por uma série de seminários temáticos, em várias instituições, para acompanhar a preparação do encontro.

“Juntos, procuremos soluções, iniciar sem medo processos de transformação e olhar para o futuro com esperança. Convido a cada um para ser protagonista desta aliança, assumindo o compromisso pessoal e comunitário de cultivar, juntos, o sonho dum humanismo solidário, que corresponda às expetativas do homem e ao desígnio de Deus”, pede o Papa no final do documento.

Educris|12.09.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades