Roma: Cardeal restabelece luz em prédio com mais de 400 pessoas

Esmoler do papa, cardeal Konrad Krajewski diz ter realizado “gesto desesperado” perante o abandono verificado no prédio

D. Konrad Krajewski, o esmoler do papa Francisco reativou a energia elétrica num prédio ocupado por pessoas pobres em Roma quebrando o selo de segurança colocado pela polícia local.

A atitude, que lhe pode valer várias multas, foi tomada para ajudar famílias e crianças que lutam para sobreviver, explicou o prelado citado pelo jornal italiano Corriere della Sera.

“A coisa absurda é que estamos no centro de Roma. Quase quinhentas pessoas abandonadas. São famílias que não têm para onde ir, pessoas que lutam para sobreviver. O primeiro problema não é o dinheiro”.

O esmoler pontifício questionou o porquê da situação e deixou algumas perguntas para reflexão da sociedade: “Por que é que estão ali? Qual motivo? Como é possível que as famílias se encontrem nesse tipo de situação?”.

Numa situação da qual afirma já ter “conhecimento” a posição do Vaticano havia sido a de mandar “ambulâncias, médicos e comida” para ajudar estas quase 500 pessoas em dificuldades.

D. Konrad Krajewski lembra que “estamos a falar de vidas humanas;” e não teme qualquer contraordenação: “Se chegar alguma multa, pagarei”, afirmou

O imóvel está situado na rua Santa Cruz de Jerusalém, perto da Arquibasílica de São João de Latrão, e no qual vivem cerca de 450 pessoas, entre elas cem crianças, sem luz depois de acumularem uma dívida de 300 mil euros para com a companhia elétrica.

O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, já desafiou o cardeal a pagar a conta da luz.

"Conto que o esmoler do papa, que reativou a corrente num edifício ocupado em Roma, pague os 300 mil euros em faturas atrasadas", afirmou, no decorrer de uma iniciativa de campanha eleitoral em Bra, no norte do país.

Educris|14.05.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades