Educação: Papa inaugura sede das «Scholas Ocurrentes» em Portugal

Iniciativa em videoconferência reuniu jovens de Portugal, Roménia e Panamá. Francisco pediu aos jovens que sejam protagonistas do "hoje nas suas comunidades"

O Papa Francisco inaugurou hoje, em videoconferência, desde o Vaticano, a sede portuguesa da fundação pontifícia ‘Scholas Ocurrentes’, um projeto de Educação que alia Arte, desporto e tecnologia e que conta com o seu apoio pessoal.

O projeto, surgido em Buenos Aires há cerca de 20 anos por vontade do então arcebispo D. Jorge Maria Bergoglio, é hoje uma organização internacional de direito pontifício que conta com uma rede de mais de 400 mil estabelecimentos de ensino, em 190 países dos cinco continentes.

Desde a sede, situada no Palácio de São Calisto, em Roma, Francisco deu início a novo projeto da organização do «Planning for Peace» que pretende "ajudar a que milhões de jovens aprendam a trabalhar com as ovas tecnologias com uma perspectiva ética e se comprometam na promoção da paz", informa em comunicado o Boletim da Sala de Imprensa do Vaticano.

Em Portugal a sede da 'Scholas' passa a ser na antiga escola Conde Ferreira, no centro histórico de Cascais num acordo assinado entre a autarquia e a paróquia local.

À Agência Ecclesia o presidente da Assembleia Municipal da autarquia de Cascais, Pedro Mota Soares, sustentou a importância de Portugal receber mais um projeto ligado aos jovens em vésperas de acolher a Jornada Mundia da Juventude em 2022.

“É uma honra para Portugal e é mais uma marca para acreditarmos que podemos ter uma sociedade melhor, que o dia de amanhã pode ser melhor, que podemos ser jovens melhores, e isso para muito também pela cultura dos valores, pela transmissão de valores. E nesse sentido, projetos como o 'Scholas', o facto de recebermos também aqui em Portugal a Jornada Mundial da Juventude, são passos no sentido certo”, considerou.

Educris|22.03.2019

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades