Homilia em Santa Marta: O «amor cristão é concreto» e deve «ter sinais visíveis» no mundo

Papa afirmou que o amor de Deus se torna “concreto através de um nascimento de Jesus a partir de uma mulher especifica, que viveu uma vida concreta e nos pediu para amarmos concretamente os nossos irmãos e irmãs”.

Na homilia desta manhã, publicada pelo Osservatore Romano, Francisco sublinhou que por isso o “cristianismo vive de ações concretas” e não de palavras bonitas” devendo ter “uma intervenção palpável no mundo”.

O Papa deu o exemplo dos santos apresentando-os como “os loucos da concretude” porquanto demonstraram, na prática, o amor cristão em ato e em realidades concretas e não “foram em fantasias e falsos profetas”.

“Tudo o que pedimos, recebemos de Deus, sob condição. A condição é a de que observemos seus mandamentos e façamos o que é do seu agrado”, lembrou o Papa.

Para Francisco “acreditar que Deus, o Filho de Deus se fez presente na carne, torando-se um de nós” está na base da fé cristã e leva os crentes ao segundo mandamento que passa pelo amar os outros:

Os mandamentos de Deus são concretos e o critério do cristianismo é a concretude, não as ideias e as belas palavras ... Concretude. Amar os outros, implica um amor concreto, não um amor de fantasia”, concretizou.

Perante os “falsos profetas” da atualidade o Papa argentino aconselhou “vigilância espiritual” e um exercício diário de “permanecer, no final do dia durante dois, três, cinco minutos" para se perguntar o que aconteceu no seu coração. Que inspiração ou quem sabe até mesmo que «loucura do Senhor» lhe surgiu. Porque "o Espírito às vezes impele-nos para a loucura, mas para as grandes loucuras de Deus".

No final da homilia Francisco explicou que “o discernimento” de cada dia deve ser realizado “com a ajuda do povo de Deus, a Igreja, a unanimidade da Igreja, o irmão, a irmã que tem o carisma para nos ajudar a ver claramente. Por isso é importante para o cristão a conversa espiritual com pessoas de autoridade espiritual”, completou.

Educris 07.01.2019

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades