Ângelus: O centro da vida cristã, a hipocrisia e o legalismo

Antes da recitação da oração mariana do Ângelus, na praça de São Pedro, o Papa Francisco alertou para o "legalismo" e a "hipocrisia" daqueles que se afirmam religiosos e crentes mas que vivem "mudanamente acusando e condenado os demais" e sendo, por isso, motivo de escândalo.

Leia, na íntegra, a alocusão do Santo Padre,

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

neste domingo, retomamos a leitura do Evangelho de Marcos. Na passagem de hoje (cf. Mc 7,1-8,14-15.21-23), Jesus aborda uma questão importante para todos nós crentes: a autenticidade da nossa obediência à Palavra de Deus, contra qualquer contaminação mundana ou formalismo legalista. A história começa com a objeção trazida pelos escribas e fariseus que, voltando-se para Jesus, acusam os seus discípulos de não seguir os preceitos rituais de acordo com as tradições. Desta forma os interlocutores pretendem averiguar da credibilidade e da autoridade de Jesus como Mestre, porque diziam: «Mas este mestre deixa os discípulos não cumprir com os requisitos da tradição». Mas Jesus responde em voz alta dizendo: «Bem, profetizou Isaías sobre vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-me com os lábios, mas o coração deles está longe de mim. Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens ‘» (versículos 6-7). É isso que Jesus diz: palavras claras e fortes! Hipócrita é, por assim dizer, uma das palavras mais fortes que Jesus usa no evangelho e dirige-a aos mestres da religião: doutores da lei, escribas…”hipócrita”, diz Jesus.

Jesus, de facto, quer abanar os escribas e os fariseus do erro em que eles caíram, e qual é esse erro? Isso de perturbar a vontade de Deus, negligenciando os seus mandamentos para observar as tradições humanas. A reação de Jesus é severa porque grandioso é o que está em jogo: a verdade da relação entre o homem e Deus, da autenticidade da vida religiosa. O hipócrita é um mentiroso, não é autêntico.

Ainda hoje o Senhor nos convida a fugir do perigo de dar mais importância à forma do que à substância. Ele chama-nos a reconhecer, repetidas vezes, o que é o verdadeiro centro da experiência da fé, isto é, o amor de Deus e o amor ao próximo, purificando-o da hipocrisia do legalismo e do ritualismo.

A mensagem do Evangelho de hoje também é reforçada pela voz do apóstolo Tiago, que nos diz resumidamente como deve ser a verdadeira religião, e diz assim: a verdadeira religião é «visitar os órfãos e as viúvas em sofrimento e não ser contaminado por este mundo» (v. 27).

«Visitar órfãos e viúvas» significa praticar a caridade para com os outros, começando pelos mais necessitados, os mais frágeis, os mais marginalizados. Eles são as pessoas de quem Deus toma cuidado especial e pede-nos para fazer o mesmo.

«Não se deixar contaminar por este mundo» não significa isolar-se e fechar-se à realidade. Não. Aqui também não deve ser uma atitude externa, mas interior, de substância: significa estar vigilante para que a nossa maneira de pensar e agir não seja poluída pela mentalidade mundana, isto é, pela vaidade, ganância, orgulho. Na realidade, um homem ou uma mulher que vive em vaidade, avareza, orgulho e ao mesmo tempo crente e se apresenta como religioso e chega mesmo a condenar os outros, é um hipócrita.

Façamos um exame de consciência para ver como acolhemos a Palavra de Deus. No Domingo escutamo-la na missa. Se escutarmos isto de maneira distraída ou superficial, isso não nos ajudará muito. Em vez disso, devemos acolher a Palavra com mente e coração abertos, como um bom terreno, para que seja assimilada e produza frutos na vida concreta. Jesus diz que a Palavra de Deus é como trigo, é uma semente que deve crescer em obras concretas. Assim, a própria Palavra purifica o nosso coração e as nossas ações e o nosso relacionamento com Deus e com os outros é libertado da hipocrisia.

O exemplo e a intercessão da Virgem Maria nos ajudem sempre a honrar o Senhor com o coração, testemunhando o nosso amor por ele em escolhas concretas para o bem dos nossos irmãos e irmãs.

Tradução Educris a partir do original em italiano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades