Papa Francisco: «Rezar pelo inimigo e amá-lo»

O perdão e o amor esteve no centro da homilia do Papa Francisco nesta manhã de quinta-feira

Na eucaristia a que presidiu esta manhã na casa de Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco afirmou a diferença entre uma oração “mafiosa” que guarda “rancor e espera a vingança” e a oração cristã que perante o inimigo “reza por ele e pede e Deus que o ame”.

“Rezar por aqueles que me querem destruir, os inimigos, para que Deus os abençoe. Isto é realmente difícil de entender. Pensemos no século passado, os pobres cristãos russos que somente pelo facto de serem cristãos eram enviados para a Sibéria para morrer de frio: e eles deveriam rezar pelo governante carrasco que os enviava para ali? Mas como é possível? E muitos fizeram-no: rezaram. Pensemos em Auschwitz e em outros campos de concentração: eles deveriam rezar por este ditador que queria a raça pura e matava sem escrúpulo, e rezar para que Deus os abençoasse! E muitos fizeram isto”, afirmou o Papa citado pelo portal vaticannews.

Ao comentar o trecho do evangelho do dia Francisco lembrou a dificuldade que sentimos em perdoar considerando a lógica do perdão de Jesus difícil mas a única que transforma o mundo:

“O desafio do cristão é pedir perdão e rezar pelos outros […] É a difícil lógica de Jesus, que no Evangelho está contida na oração e na justificação daqueles que “o mataram” na cruz: “perdoa-os Pai, porque não sabem o que fazem”.

No final o Papa convidou os crentes a “pensarem num inimigo, alguém que nos fez mal e nos tenta prejudicar. Lembremos que a oração mafiosa, é a da vingança. A oração cristã leva-nos a rezar por ele, a pensar nele, a pedir ao Senhor a graça de amá-lo”, terminou.

Educris|19.06.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades