Papa em Santa Marta:«O verdadeiro cristão arrisca sair das suas seguranças»

No dia em que celebra os 60 anos de vida religiosa Francisco pediu cristãos "que busquem sem medo o Senhor" e não se satisfaçam "com a primeira graça recebida".

Na sua homilia desta manhã, proferida durante a eucaristia a que presidiu na casa de Santa Marta, no Vaticano, o Papa refletiu sobre a cena do evangelho em que Jesus entra em contacto com o funcionário do rei que lhe pede que cure o seu filho:

"Onde está a fé? Ver um milagre, um prodígio e dizer: ‘Mas Tu tens a potência, Tu és Deus’, sim, é um ato de fé, mas pequenino. Porque é evidente que este homem tem um poder forte; mas ali começa a fé, que depois deve ir para a frente. Onde está o teu desejo de Deus? Porque a fé é isto: ter o desejo de encontrar Deus, encontrá-Lo, estar com Ele, ser feliz com Ele", afirmou.

Francisco sustentou que é o próprio Senhor que "atrai o nosso desejo para a alegria de estar com Ele":

"Quando o Senhor passa na nossa vida e faz um milagre em cada um de nós, e cada um de nós sabe o que o Senhor fez na sua vida, ali não termina tudo: este é o convite a ir avante, a continuar a caminhar, 'buscar a face de Deus', afirma o Salmo; buscar esta alegria".

Para o Papa o milagre é apenas "o início" da relação com Jesus. Neste ponto Francisco questionou o pensamento de Jesus acerca dos cristãos que ficam parados na primeira graça recebida e deixam o caminho sem perceberem que o melhor está por vir:

"Porque existem muitos cristãos parados, que não caminham; cristãos atolados nas coisas de todos os dias – bons, bons! – mas não crescem, permanecem pequenos. Cristãos estacionados. Cristãos engaiolados que não sabem voar com o sonho ao qual o Senhor nos chama".

No final o Papa convidou os cristãos a interrogarem-se:

"Como está o meu desejo? Procuro o Senhor assim? Como é o meu desejo? Busco o Senhor assim? Ou tenho medo, sou medíocre? Qual é a medida do meu desejo? O verdadeiro cristão arrisca, sai da segurança".

Educris com Osservatore Romano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades