Papa: «Perdoar para ser perdoado pelo Senhor»

“O primeiro passo para ser perdoado é reconhecer-se como pecador”, afirmou esta manhã o Papa Francisco.

Na sua homilia, proferida no decurso da eucaristia a que presidiu na capela de Santa Marta, no Vaticano, Francisco afirmou a importância de perdoar s outros para ser perdoado:

“O perdão de Deus faz-se forte em nós desde que nós perdoemos os outros. E isto não é fácil, porque o rancor aninha-se no nosso coração e perdura aquela amargura. Muitas vezes, carregamos em nós a lista das coisas que me fizeram: «Esta pessoa fez isto, fez aquilo…»”, afirmou citado pelo portal noticioso do Vaticano.

Tomando o trecho do livro de Daniel, hoje proposto pela liturgia do dia, o Papa recordou o episódio de Azarias que, lançado ao fogo por não ter renegado o Senhor, não se lamenta com Deus pelo tratamento dispensado, mas continua a professar a grandeza de Deus e a lamentar a sua infidelidade e a do povo:

“Azarias afirmava: «Tu sempre nos salvastes, mas infelizmente pecamos». Ele acusa-se a si mesmo e ao seu povo. A acusação de nós mesmos é o primeiro passo rumo ao perdão”, sustentou.

Para o Papa a “consciência do pecado em si mesmo” faz parte “da sabedoria cristã” e permite ao penitente “abeirar-se do sacramento da penitência com a certeza de que Deus é grande e dá-nos tantas coisas que eu venho para lhe pedir perdão”:

“Se vou ao sacramento da confissão, da penitência e começo a falar dos pecados dos outros, não sei o que estou à procura. Não procuro o perdão. Tento justificar-me. E ninguém se pode justificar a si mesmo, somente Deus justifica”, apontou.

“Quem confessa os seus pecados sente-se acolhido pelo Senhor que o recebe, lhe tapa a boca, e como o Pai do filho pródigo, cobre-o com o seu amor. Perdoa tudo”, revelou.

No final o Papa Francisco chamou a atenção para a necessidade de não os deixarmos “escravizar pelo ódio a ponto de não conseguirmos perdoar”:

“Se perdoar os outros Deus perdoar-me-á 77 vezes”, concluiu.

Educris|06.03.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades