Papa pede «conversão do pensamento» em tempo de Quaresma

“Converter o pensamento” para seguir “os ensinamentos de Cristo”, foram as chaves da homilia desta manhã do Papa Francisco na Capela da Casa de Santa Marta, no Vaticano.

“A religião e a fé não são ‘um espetáculo’ e exigem ao crente a conversão do pensamento, das obras e dos sentimentos”, disse Francisco citado pelo Osservatore Romano.

A sua meditação inspirou-se na liturgia do dia para recordar a experiência de Naamã e do trecho do evangelho de Lucas onde Cristo afirma que nenhum «profeta é bem recebido na sua terra»:

“No episódio Naamã o Sírio, vemos a tentação de achar que a fé é um espetáculo. Este homem era doente com lepra e abeira-se de Eliseu para ser curado. Perante o pedido do profeta de que vá banhar-se sete vezes no Jordão o homem fica irritado e vai-se embora afirmando que os rios de Damasco eram melhores do que as águas de Israel. Pensava que Deus se tornava presente apenas no espetáculo”.

Para o Papa “o estilo de Deus é outro: cura de outro modo. Ele deve aprender a pensar num estilo novo, deve converter o modo de pensar”, sustentou.

Olhando para Jesus, que regressa a Nazaré, o Papa constatou um sentimento similar:

“Inicialmente as pessoas estavam contentes e impressionadas por ver o mestre. Até que alguém começou a questionar a sua autoridade e a pedir milagres. Da admiração e surpresa ao desejo de matá-lo. A religião não é um espetáculo. A fé não é um espetáculo: é a Palavra de Deus e o Espírito Santo que age nos corações”, lembrou o Papa.

Em tempo de Quaresma Francisco recordou que a Igreja “pede que convertamos as nossas obras e as adequamos ao estilo de Jesus, ao estilo cristão presente nas bem-aventuranças”, apelou.

Para o Papa o “estilo cristão de agir” passa por uma “conversão à compaixão, pelo converter os sentimentos e o modo de pensar”.

No final da sua homilia Francisco rezou:

“Com que espírito eu penso? Procuremos discernir se o nosso pensamento é o do Espirito de Deus e peçamos a graça de discernir quando penso com o espírito do mundo e quando penso com o espírito de Deus. Pedir a graça da conversão do pensamento”, finalizou.

Educris|05.03.2018

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades