Papa Francisco visita mulheres detidas

Iniciativa levou o Papa à «Casa de leda», uma instituição que acolhe mulheres que cumprem penas, por penas menores em companhia dos seus filhos.
Em mais uma edição das «sextas de misericórdia», que inaugurou com visitas durante todas as sextas-feiras do Ano Santo da Misericórdia , o Papa deslocou-se esta tarde à instituição, que se situa a cerca de trinta quilómetros de Roma para aí "expressar solidariedade a quem vive situações de exclusão e marginalização", dá conta o comunicado da Sala de imprensa do Vaticano.

Francisco deixou o Vaticano na companhia do arcebispo Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontíficio para a Nova Evangelização, organismo do Vaticano responsável por essas iniciativas.

O documento revela que "o Papa foi acolhido com surpresa pelas mães, pelas crianças e pelos trabalhadores", numa iniciativa onde se fez acompanhar pelo arcebispo D. Rino Fisichella, presidente do Pontíficio Conselho para a Nova Evangelização, e responsável por estas ocasiões.

O responsável pela instituição Dr. Di Mario saudou o Papa como "Pai" dando-lhe as boas vindas junto dos "invisíveis":

"Somos algumas das milhares de meninas e meninos de pais detidos nas prisões italianas que vivemos com eles nas cadeias ou vamos visitá-los (...) Para defender a dignidade dos nossos pais presos contam-nos mentiras, dizendo que estamos a entrar num colégio ou num local de trabalho. Nós somos revistados, violentados na nossa intimidade pelas mãos de adultos desconhecidos, que tiram os brinquedos de peluches, os pobres brinquedos que são nossos amigos para os abrir, controlar", alertou.

O responsável quis chamar a atenção para os mais de "450 crianças da Itália têm a sua mãe na prisão" e as cerca de "90 mil pessoas que tem o pai preso".

Fazendo-se voz dos mais jovens recordou as crianças como "flores frágeis" que para muitos são "estatísticas" e que para não serem alvos "afirmam que o nosso pai trabalha em países fantásticos e distantes e a nossa mãe é uma rainha".

"Não queremos ser conhecidos e reconhecidos como os filhos dos presos", apontou.

Francisco deteve-se em conversa com as jovens e brincou com as crianças, às quais ofereceu ovos de páscoa. Recebeu como presente peças de artesanato produzidas pelas detidas e, visto o horário, foi convidado a lanchar.

A «Casa de Leda» é um projeto piloto em Itália sendo administrada, desde 2017, pela cooperativa social “Cecilia Onlus”. Acolhe mães condenadas pela Justiça por crimes leves, às quais é reconhecida a capacidade maternal e, portanto, a possibilidade de cumprir a pena com os seus filhos.

A permanência na estrutura permite que as mães acompanhem as crianças à escola e aprendam uma atividade profissional, com ista a uma futura reinserção na sociedade. É a única instituição do género na Itália.

As Sextas-feiras da Misericórdia não têm uma periodicidade constante, pois dependem dos compromissos do Papa Francisco. A «Casa de Leda» foi a segunda estrutura a ser visitada em 2018. Em janeiro, o Papa visitou os pequenos pacientes do Hospital Pediátrico Bambino Gesú.

Educris|02.03.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades