Quaresma: «Aprendizes do espanto: desaprender para aprender»

Papa Francisco iniciaram ontem, exercícios espirituais, sob orientação do padre e poeta português Tolentino de Mendonça. Retiro decorre até à próxima sexta-feira.

Na primeira meditação proposta à cúria romana o padre Tolentino propôs o tema «aprendizes do espanto». Partindo da passagem do evangelho de João em que Jesus se encontra com a Samaritana junto ao poço o biblista português lembrou que «aprender a desaprender» é fundamental na vida do crente:

"Desaprendamos para aprender aquela graça que tornará possível a vida dentro de nós. Desaprendamos para aprender até que ponto Deus é a nossa raiz, o nosso tempo, a nossa atenção, a nossa contemplação, a nossa companhia, a nossa palavra, o nosso segredo, a nossa escuta, a nossa água e a nossa sede", afirmou citado pelo VaticanNews.

"Digamos no nosso íntimo, com toda a verdade de que somos capazes: ‘Senhor, estou aqui à espera do nada’, ‘Senhor, estou aqui à espera do nada’. Ou seja, estou apenas à espera de ti, à espera do que és, à espera do que me dás’", apontou destacando a surpresa da própria Samaritana quando Jesus lhe pede para beber:

"Assim também cada um deve ficar desconcertado, uma vez que Ele dirige o mesmo pedido a cada pessoa. Dá-me o que tens, abre teu coração, dá-me o que és são os pedidos de Jesus a cada um", considerou o padre Tolentino de Mendonça.

“É o Senhor que toma a iniciativa de vir ao encontro de nós. Ele chega antes ao poço. Quando a samaritana entra em cena, Jesus já está lá, sentado. Quanto maior é o nosso desejo, o de Deus é sempre maior”, disse José Tolentino Mendonça.

O poeta português vai propor 10 reflexões sobre sede e desejo de Deus durante os exercícios espirituais de Quaresma do Papa e dos seus colaboradores mais próximos, que decorre até sexta-feira, na casa dos padres Paulistas ‘Divino Mestre’, em Ariccia, perto de Roma

A reflexão de introdução decorreu este domingo, após a chegada do Papa, de autocarro, e teve por tema “Aprendizes do espanto”.

Hoje o programa começa com a celebração da Missa às 07h30 locais, seguida da primeira meditação às 09h30. A segunda meditação está prevista para as 16h00, antes da oração das vésperas e da adoração eucarística.

Durante o período de retiro são suspensas todas as audiências, incluindo a audiência geral de quarta-feira.

A prática dos exercícios espirituais para o Papa e a Cúria Romana teve início em 1925 com Pio XI; Paulo VI transferiu-os em 1964 para o tempo quaresmal, em preparação para a Páscoa.

Educris|19.02.2018

Imagem: Vatican.va



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades