Ângelus: «Jesus é o professor, amigo, que cuida de nós!»

Na manhã deste Domingo o Papa Francisco recitou a oração mariana do Ângelus, no Vaticano. Na sua reflexão Francisco recordou a "graça que é para nós ter conhecido este Deus tão poderoso e tão bom! Um professor e um amigo, que nos mostra o caminho e cuida de nós, especialmente quando precisamos".

Leia, na íntegra, a alocução do Santo Padre.

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

 

O Evangelho deste domingo (ver Mc 1, 21-28) faz parte de uma narrativa mais ampla conhecida como a «jornada de Cafarnaum». No centro da história de hoje está o acontecimento do exorcismo, através do qual Jesus é apresentado como um poderoso profeta em palavras e atos.

Ele entra na sinagoga de Cafarnaum ao sábado e começa a ensinar; As pessoas estão maravilhadas com as suas palavras, porque não são palavras comuns, não se parecem com o que costumam ouvir. Os escribas, de facto, ensinam, mas sem ter a sua própria autoridade. E Jesus ensina com autoridade. Jesus ensina como alguém que tem autoridade, revelando-se como o Mensageiro de Deus, e não como um homem simples, que deve basear o seu ensino nas tradições anteriores. Jesus tem plena autoridade. A Sua doutrina é nova e o Evangelho diz que as pessoas comentaram: «Um novo ensinamento, dado com autoridade» (v. 27).

Ao mesmo tempo, Jesus também é poderoso nas suas obras. Na sinagoga de Cafarnaum, há um homem possuído por um espírito imundo, que se manifesta gritando com estas palavras: «O que queres tu de nós Jesus de Nazaré? Viestes para nos arruinar? Eu sei quem és: o santo de Deus!» (V.24). O diabo diz a verdade: Jesus veio para arruinar o diabo, a derrubar o diabo, para vencê-lo. Este espírito impuro conhece o poder de Jesus e também proclama a sua santidade. Jesus repreendeu-o, dizendo-lhe: «Cala-te! Sai desse homem» (v. 25). Estas parcas palavras de Jesus são suficientes para obter a vitória sobre Satanás, que sai daquele homem «provocando convulsões e gritando alto», diz o Evangelho (v.26).

Este facto impressiona muito os presentes; Todos ficam atemorizados e questionam: «Mas, quem é este? [...] ordena até os espíritos imundos e eles obedecem-lhe» (V. 27). O poder de Jesus confirma a autoridade do seu ensinamento. Ele não pronuncia apenas palavras, mas age. Assim, ele manifesta o plano de Deus com palavras e com o poder das obras. De facto, no Evangelho vemos que Jesus, na sua missão terrena, revela o amor de Deus através da pregação e com incontáveis ??atos de atenção e assistência aos doentes, aos necessitados, aos filhos e aos pecadores.

Jesus é o nosso Mestre, poderoso em palavras e ações. Jesus comunica-nos toda a luz que ilumina os caminhos, por vezes escuros, da nossa existência; Ele também comunica-nos a força necessária para superar as dificuldades, as provações, as tentações. Pensemos na grande graça que é para nós ter conhecido este Deus tão poderoso e tão bom! Um professor e um amigo, que nos mostra o caminho e cuida de nós, especialmente quando precisamos.

Que a Virgem Maria, mulher da escuta, nos ajude a fazer silencio cá dentro, para ouvir, no barulho das mensagens do mundo, a palavra mais autorizada que existe: a do seu Filho Jesus, que anuncia o sentido da nossa existência e nos liberta de toda a escravidão, mesmo daquela que vem do Maligno.

Tradução Educris a partir do original em italiano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades