Vaticano: Papa exorta a uma «Academia Teológica aberta ao diálogo» com outros saberes

Francisco encontrou esta tarde, os membros da Pontifícia Academia de Teologia, que celebra o tricentenario da sua fundação. O Papa pediu uma instituição "promotora de um encontro entre teologia, filosofia e ciências humanas".

Leia, na íntegra, a intervenção do Papa Francisco.

Senhores Cardeais,
veneráveis ??Irmãos no Episcopado e no Sacerdócio,
queridos irmãos e irmãs,

 

Tenho o prazer de receber-vos e agradeço ao Presidente as palavras que ele me dirigiu. A celebração de um aniversário é sempre um momento de alegria, de ação de graças pelo que aconteceu no passado e, ao mesmo tempo, um compromisso com o futuro. Isso também se aplica à Pontifícia Academia Teológica, que celebra neste ano os três séculos de instituição, tendo sido instituída no dia 23 de abril de 1718 com uma carta do Papa Clemente XI.

Três séculos de vida constituem-se, certamente como um marco significativo, mas não devem ser uma oportunidade para o olhar narcisista ou nostálgico no passado. Em vez disso, devem representar um estímulo a uma consciência renovada da sua própria identidade e para a revitalização da própria missão na Igreja.

A Pontifícia Academia de Teologia conheceu, na sua história, várias mudanças de estrutura e organização para enfrentar os desafios sempre novos colocados pelos diferentes contextos sociais e eclesiais em que se encontrou a trabalhar. De facto estava presente, nas intenções do cardeal Raffael Cosimo de Girolami, uma instituição que fosse lugar para a formação teológica do clero, no momento em que outras instituições se mostravam em falta ou estavam limitadas para este fim.  No entanto, quando a mudança na situação histórica e cultural já não exigia essa tarefa, a Academia assumiu a fisionomia - que ainda possui - de um grupo de estudiosos chamados a investigar e aprofundar temas teológicos de particular relevância. Ao mesmo tempo, na composição do corpo dos membros, foi delineado o equilíbrio entre os membros que trabalham em Roma e aqueles que trabalham fora dela o que ainda hoje distingue a peculiar dimensão católica e internacional da Instituição.

Além das várias mudanças, no entanto, há um elemento constante que caracteriza a Academia: estar ao serviço da Igreja com o objetivo de promover, solicitar e apoiar nas suas diversas formas a inteligência da fé no Deus revelado em Cristo; Fiel ao ensino da Igreja e aberta às demandas e desafios da cultura, é um lugar de confronto e diálogo para a comunicação do Evangelho em contextos sempre novos, deixando-se instar pela urgência que lhe chegam da humanidade em sofrimento para oferecer o contributo de um pensamento crente incarnado e solidário: Também o Fórum sobre a criação que atualmente estais a realizar vai nesta mesma direção.

Há pois um aspeto ulterior que, desde a sua origem caracterizou a vossa Academia: trata-se do vínculo com as outras instituições universitárias e educativas romanas, a partir da antiga Universidade "La Sapienza", para continuar com as Escolas do Seminário Romano até ao que mais tarde se chamará de Pontifícia Universidade de Roma.

Os contatos sistemáticos, numa relação de intercâmbio cultural mútuo, com estas instituições e com muitas congregações religiosas a que pertenciam e pertencem os seus membros, asseguraram que a Pontifícia Academia de Teologia nunca tenha sido considerada como uma entidade isolada e autónoma, mas desempenhando o seu papel inserido numa rede de relacionamentos a partir da qual todos os interlocutores ficaram enriquecidos. Olhando para o passado, a Academia ainda é chamada hoje a compreender a sua identidade não numa perspectiva auto-referencial, mas como promotora de um encontro entre teologia, filosofia e ciências humanas, de modo a que a boa semente do Evangelho seja frutífera no vasto campo do conhecimento. Finalmente, a necessidade de uma colaboração cada vez mais estreita entre instituições universitárias eclesiásticas romanas exige que a Academia Teológica não seja alienada, mas que possa colocar-se num diálogo frutífero com cada uma delas, a fim de promover um trabalho comum, coordenado e compartilhado.

Com estas perspectivas para o futuro, e assegurando-vos a minha oração e a minha proximidade, concedo-vos a minha Bênção Apostólica. Por favor, não esqueçam de rezar por mim.

Tradução Educris a partir do original em italiano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades