Chile: Papa dá a "contrasenha" para a vida

“O que faria Jesus no meu lugar?” - a contrassenha que o Papa deu aos jovens Chilenos

Perante milhares de jovens, no encontro que decorreu no Santuário Nacional de Maipú, no Chile, o Papa Francisco convidou os jovens a terem “uma voz ativa na sociedade e a não se conformarem”:

“Aos jovens é confiado o sonho de mudar o futuro. Não se conformem nem se acomodem na ideia de que nada tem para dar ao mundo. Isso gera a corrupção”, afirmou o Papa Francisco.

Sínodo dos bispos 2018: “Queremos uma Igreja com rosto Jovem”

Referindo-se ao Sínodo dos Bispos de 2018 que vai refletir sobre os jovens Francisco congratulou-se com “tantas iniciativas que vão decorrer e já decorrem por todo o mundo” e desafiou os mais novos a participar:

“Tenho medo dos filtros. Temo que as ideias dos jovens cheguem a Roma muito filtradas e não pelas companhias aéreas. O Sínodo é dos bispos mas falaremos sobre os jovens. Todos os jovens estão convidados: cristãos e não cristãos, jovens que creem e que não sabem se creem. É importante que falem e não se calem. Ajudemos-vos a serem coerentes e que o façam com valentia. Ajudem-nos a que a Igreja tenha um rosto jovem. Precisamos de vós maiores de idade na fé! Dizei-nos o que sentis e o que pensais. Quando precisa de vós a Igreja. Ajudai-nos a estar mais perto de Jesus e desinstalai-nos”, pediu o Papa.

O que te enfurece? Telemóvel, bateria e Wifi

Na sua alocução o Papa argentino contou a história de um jovem a quem perguntou um dia “o que te poe de mau humor?”. O jovem respondeu-lhe: “Quanto termina a bateria do telemóvel ou perco o sinal de internet”. Porquê – retorquiu-lhe o Papa. “Porque perco tudo o que está a acontecer. Perco o mundo e começo a correr para ir em busca de um carregador e de uma contrassenha para um wifi que exista nas redondezas.

Francisco explicou aos jovens que com a fé passa-se algo semelhante:

“Com a Fé passa-se o mesmo. Temos muito entusiasmo, que advém de um encontro, uma visita, um retiro, uma vinda do Papa... mas depois de um embalo inicial, começa a baixar o nosso sinal de rede. Aquele querer estar conectado com Jesus começa a perder-se e ficamos sem conexão, sem bateria. Aí ficamos tristes, sem força e com mau humor. Começamos a ver mal. Ao ficarmos sem ligação ficamos sem bateria”, sustentou.

“Sem a ligação com Jesus esquecemos as nossas ideias, os nossos sonhos e a nossa fé. De protagonistas passamos a alguém que pensa que tudo fica na mesma quer ajamos quer não. É o jovem pessimista. Ficamos desconectados da realidade e do que se passa no mundo. Ficamos no meu "mundito" no meu sofá onde estou tranquilo”, reforçou.

Para o Papa é fundamental “nunca pensar que não acrescentas nada ou que não tens nada a dar aos outros. Eu faço falta a muita gente. Pensai nisso. O ‘não faço falta a ninguém’ é o conselho do diabo. Para que nada mude. Para que tudo fique na mesma, na corrupção. O único que muda a sociedade é o jovem. Um de vós muda tudo!, apelou.

A Contrassenha é Jesus!

No final do seu encontro o Papa convidou os jovens a um momento de silêncio e questionamento:

“Olhem-se nos corações. Que tenho eu para dar à vida? Quantos de vós não o sabem… Está lá dentro de vós e não o conheceis? Tratai de o saber para o dar à sociedade e aos outros. Não percais a conexão”, pediu.

Francisco deu aos jovens a contrassenha para o agir “nos momentos de dúvida, de deserto, de não saber o que fazer”:

“A contrasenha é: o que faria Cristo em meu lugar? E a única maneira de não esquecer a contrassenha é usá-la. Fazer dela uso para um dia a conseguir usar de memória e chegará ao dia em que o coração de cada um de vós estará no coração de Jesus”, sustentou.

“Não queremos um ensinamento religioso, ou um rito. Queremos conhecer e viver como Jesus. Ele que faz vibrar o coração. Sai ao encontro do outro, do que sofre Bullying, na escola, na vida, no jogo de futebol, no concerto de música, no baile, com a única promessa que temos. No meio do deserto teremos sempre a companhia de Jesus, o carregador da nossa vida, a contrasenha”.

 

Educris|17.01.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades