Ângelus: Procurar, encontrar e seguir: o caminho para habitar com Jesus»

Na manhã deste Domingo, e na véspera de partir para o Perú e o Chile, o Papa recitou a oração mariana do Angelus na praça de São Pedro. Na sua meditação Francisco convidou os crentes a ultrapassarem uma religiosidade "do costume ou tida como certa" percecionando "A vida de fé como o desejo de estar com o Senhor e, portanto, na busca contínua do lugar onde Ele habita".

Leia, na íntegra, a alocusão do Santo Padre

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Como na festa da Epifania e no Batismo de Jesus, a página do Evangelho de hoje (Jn 1: 35-42) também propõe o tema da manifestação do Senhor. Desta vez é João Batista quem o aponta aos seus discípulos como «o Cordeiro de Deus (v.36), convidando-os a segui-lo. E assim é para nós hoje: Aquele que contemplámos no mistério do Natal, somos agora chamados a seguir na vida quotidiana. Portanto, o Evangelho de hoje introduz-nos na perfeição no tempo litúrgico comum, tempo que serve para animar e verificar caminhada de fé na vida corrente, numa dinâmica que se move entre a epifania e a sucessão, da manifestação e a vocação.

A história do Evangelho indica as características essenciais do itinerário da fé. Há um itinerário de fé, e este é o itinerário dos discípulos de todos os tempos, também o nosso, a partir da pergunta que Jesus dirige aos dois que, pressionados pelo Batista, vem ao seu encontro: «O que procurais?» (v. 38). É a mesma pergunta que, na manhã de Páscoa, o Senhor ressuscitado dirigirá a Maria Madalena: «Mulher, a quem procuras?» (Jo 20, 15). Cada um de nós, como ser humano, está à procura: à procura da felicidade, à procura do amor, de uma vida boa e plena. Deus Pai deu-nos isto tudo no seu Filho Jesus.  

Nesta procura é fundamental o papel de um verdadeiro testemunho, de uma pessoa que primeiro fez o caminho e encontrou o Senhor. No Evangelho, João Batista é essa testemunha. É por isso que ele pode dirigir os discípulos a Jesus, que os envolve numa nova experiência dizendo: «Vinde e vede» (v. 39). E esses dois não poderão mais esquecer a beleza desse encontro, até ao ponto em que o evangelista anota o tempo: "Quase quatro horas da tarde" (ibid.). Apenas um encontro pessoal com Jesus gera um caminho de fé e discipulado. Poderíamos ter muitas experiências, realizar muitas coisas, estabelecer relacionamentos com muitas pessoas, mas apenas o encontro com Jesus, naquela hora que Deus conhece, pode dar pleno significado às nossas vidas e tornar os nossos projetos e iniciativos frutíferos.

Não basta construir uma imagem de Deus com base no que se diz; é preciso procurar o Mestre divino e ir até onde Ele habita. O pedido dos dois discípulos a Jesus: «Onde moras?» (V. 38), tem um forte sentido espiritual: expressa o desejo de saber onde vive o Mestre para poder estar com Ele. A vida de fé consiste no desejo de estar com o Senhor e, portanto, na busca contínua do lugar onde Ele habita. Isso significa que somos chamados a superar uma religiosidade do costume ou tida como certa, revivendo o encontro com Jesus na oração, na meditação sobre a Palavra de Deus e frequência aos Sacramentos, para estar com Ele e dar frutos graças a Ele, à Sua ajuda, à Sua graça.

Procurar Jesus, encontrar Jesus, seguir Jesus: Este é o caminho. Procurar Jesus, encontrar Jesus, seguir Jesus.

Que a Virgem Maria nos sustente neste propósito de seguir Jesus, de andar e estar onde Ele habita, para escutar a sua palavra de vida, para aderir a Ele que tira o pecado do mundo, para encontrar Nele a esperança e o impulso espiritual.

Tradução Educris a partir do original em italiano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades