Papa Francisco: «Transmitir a fé aos filhos» e o «dialeto do amor»

Papa Francisco assinalou a «Festa do Batismo do Senhor» batizando 34 bebés nesta manhã no Vaticano e convidando os pais a ensinarem \"a liguagem do amor» aos filhos.

Leia, na íntegra, a homilia do Papa Francisco.

 

Prezados pais,

Vós trazeis ao Batismo os vossos filhos, e este é o primeiro passo para a missão que tendes, a missão da transmissão da fé.

Mas precisamos do Espírito Santo para transmitir a fé, sozinhos não conseguimos. Ser capaz de transmitir a fé é uma graça do Espírito Santo, a possibilidade de transmiti-la; e é por isso que vós trazeis os vossos filhos aqui, para que eles recebam o Espírito Santo, recebam a Trindade - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - que habitará nos seus corações.

Gostaria de vos dizer apenas uma coisa, que vos diz respeito: a transmissão da fé só pode ser feita "em dialeto", no dialeto da família, no dialeto do pai e da mãe, do avô e da avó. Depois virão os catequistas para desenvolver esta primeira transmissão, com ideias, com explicações... Mas não esqueçais isto: faz-se "em dialeto", e se o dialeto faltar, se em casa não se fala com os pais a linguagem do amor, a transmissão não é fácil, não se poderá fazer. Não o esqueçais. A vossa missão é transmitir a fé, mas fazendo-o com o dialeto do amor na vossa casa, na família.

Também eles [as crianças] têm o seu próprio "dialeto", o que nos faz bem sentir! Neste momento todos estão sossegados, mas basta que um dê o ‘tom’ e começa a orquestra! O dialeto das crianças! Jesus aconselha-nos a sermos como eles, a falar como eles. Não devemos esquecer esta linguagem das crianças, que falam como podem, mas é a linguagem que Jesus gosta tanto. E, na vossa oração, sede simples como eles, dizei a Jesus o que vem ao vosso coração como o dizem eles. Hoje dizem-no com lágrimas, sim, como as crianças. O dialeto dos pais que é o amor para transmitir a fé e o dialeto das crianças que são acolhidos pelos pais para crescer na fé.

Continuemos agora a cerimónia; e se eles começarem a fazer um concerto é porque eles não estão confortáveis, ou estão com calor, ou não estão confortáveis, ou tem fome... Se eles tem fome, amamentai-os, sem medo, dai-lhes de comer, porque esta é também uma linguagem de amor.

Tradução Educris a partir do original em italiano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades