Ângelus: «Seguir o exemplo dos Magos para encontrar Jesus nas nossas vidas»

Antes da recitação Ângelus, na Solenidade da Epifania do Senhor, o Papa Francisco convidou os crentes a meditarem em tres atitudes "despoltadas pelo nascimento de Jesus" e a seguirem "o exemplo dos Magos" para "encontrar Jesus nas nossas vidas".

Leia, na íntegra, a alocução do Santo Padre.

 

Queridos irmãos e irmãs, boa festa!

Hoje, festa da Epifania do Senhor, o Evangelho (Mt 2: 1-12) apresenta três atitudes os quais foi acolhida a vida de Cristo Jesus e a sua manifestação ao mundo. A primeira atitude: procura, pesquisa carinhosa; a segunda: indiferença; a terceira: medo.

 

Pesquisa atenta: os Magos não hesitaram colocar-se a caminho para encontrar o Messias. Vindo até Jerusalém, eles perguntam: «Onde é que nasceu, o rei dos Judeus? Vimos a sua estrela e viemos adorá-lo» (v. 2). Realizaram uma grande viagem e agora tentam descobrir onde podem encontrar o rei recém-nascido. Em Jerusalém, eles dirigem-se ao rei Herodes, que pede aos principais sacerdotes e escribas que perguntem sobre o lugar onde o Messias deveria nascer.

A esta busca atenta dos Magos, contrapõe-se a segunda atitude: a indiferença dos sumos-sacerdotes e dos escribas. Estes estavam muitos acomodados. Eles conheciam as Escrituras e eram capazes de dar a resposta correta sobre o local de nascimento: «Em Belém da Judéia, porque está escrito através do profeta» (v. 5); conhecem, mas não se desinstalam para ir visitar o Messias. E Belém está a poucos quilómetros de distância, mas eles não se movem.

Ainda mais negativa é a terceira atitude, a de Herodes: o medo. Ele tem medo de que essa criança lhe tire o poder. Ele chama os Magos e pergunta-lhes quando é que a estrela apareceu mandando-os a Belém dizendo: «Ide e informai-vos […] sobre a criança e, quando o encontrem, fazei-mo saber, para que eu também possa vir adorá-lo» (versículos 7-8). Na realidade, Herodes não queria ir a adorar a Jesus; Herodes quer saber onde é a criança, não para adorá-lo, mas para eliminá-lo, porque o considera um rival. E olhai atentamente: o medo sempre leva à hipocrisia. Os hipócritas são assim porque têm medo no coração.

Estas são as três atitudes que encontramos no Evangelho: busca atenta dos Magos, indiferença dos sumos-sacerdotes, dos escribas daqueles que conheciam a teologia; e medo, de Herodes. E nós também podemos pensar e escolher: qual dos três assumir. Quero buscar cuidadosamente a Jesus? "Mas para mim, Jesus não diz nada... Estou tranquilo.". ou, pelo contrário, tenho medo de Jesus e, no meu coração, gostaria eliminá-lo?

O egoísmo pode levar a considerar a vinda de Jesus na própria vida como uma ameaça. Então, tentamos suprimir ou silenciar a mensagem de Jesus. Quando seguimos as ambições humanas, as perspetivas mais confortáveis, as inclinações do mal, Jesus é percebido como um obstáculo.

Por outro lado, a tentação da indiferença está sempre presente. Sabendo que Jesus é o Salvador - o nosso, de todos nós -, preferimos viver como se ele não fosse: em vez de nos comportarmos em coerência com a nossa fé cristã, seguimos os princípios do mundo, que nos conduzem a satisfazer as inclinações para a arrogância, à sede de poder, às riquezas.

Em vez disto, somos chamados a seguir o exemplo dos Magos: ser dedicados na busca, prontos para nos desacomodarmos para encontrar Jesus nas nossas vidas. Procurá-lo para adorá-lo, para reconhecer que Ele é o nosso Senhor, aquele que indica o verdadeiro caminho a seguir. Se temos essa atitude, Jesus realmente nos salva, e podemos viver uma vida bela, podemos crescer na fé, na esperança, na caridade para com Deus e os nossos irmãos.

Invoquemos a intercessão de Maria Santíssima, uma estrela da humanidade peregrina no tempo. Com a sua ajuda materna, possa cada homem atingir Cristo, a Luz da verdade e o mundo avançar no caminho da justiça e da paz.

Tradução Educris a partir do original em italiano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades