Vaticano: Papa destaca papel urgente da teologia nos grandes temas cristãos

Francisco recebeu teologos italianos e deixou desafios para o futuro da teologia e recordou a importância de fazer «teologia de joelhos».

Aos membros da Associação Teológica Italiana, composta por 330 teólogos, e que completou 50 anos em 2017, Francisco começou por pedir "fidelidade ao Concílio Vaticano II":

"Por isso, vos peço que continuem a permanecer fiéis e ancorados ao Concílio e à capacidade que, naquela ocasião, a Igreja mostrou de deixar-se fecundar pela perene novidade do Evangelho de Cristo".

O papa afirmou a teologia como "imprescindível" no repensar os grandes temas da fé cristã dentro de uma cultura profundamente transformada devido ao desenvolvimento científico e técnico sem precedentes e de uma cultura cristã onde nasceram visões distorcidas do Evangelho:

"Necessita-se de uma teologia que ajude todos os cristãos a anunciar e mostrar, sobretudo, o rosto salvífico de Deus, o Deus misericordioso, especialmente na presença de alguns desafios inéditos que envolvem hoje toda a humanidade", apontou citando a "crise ecológica, as desigualdades sociais e as migrações de inteiros povos e o relativismo teórico, mas também prático" como pontos fundamentais da reflexão dos teólogos.

Numa das últimas audiências de 2017 Francisco recordou aos teólogos a necessidade de "não perderem a capacidade de maravilhar-se, de fazer teologia de joelhos e na Igreja, isto é, no santo povo fiel de Deus" e deixou o exemplo de uma "mulher portuguesa":

"Recordo, uma vez, numa confissão, o diálogo que tive com uma anciã portuguesa que se acusava de pecados que não existiam, mas era muito crente. E eu fiz-lhe algumas perguntas, e ela respondia-lhes bem. E no fim tive vontade de lhe dizer: «Diga-me, minha senhora, estudou na [Universidade] Gregoriana?”», disse Francisco.

"Tratava-se de uma mulher simples, simples, mas tinha o 'faro', tinha o sensus fidei, que na fé não pode errar", apontou o papa.

Educris com sala de imprensa do Vaticano

Imagem: Vatican.va

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades