Papa Francisco: "Os santos recordam-nos que a nossa felicidade está no Senhor"

Na manhã desta Solenidade de Todos os Santos, Francisco rezou a oração do Ângelus com milhares de peregrinos que com ele se reuniram na Praça de São Pedro, no Vaticano. Na sua alocusão o Papa lembrou o papel dos "santos que connosco se cruzaram" e explicou o significado da festividade.

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia e boa festa!

A solenidade de todos os santos é a nossa "festa": não porque sejamos bons, mas porque a santidade de Deus tocou a nossa vida. Os santos não são modelos perfeitos, mas pessoas atravessadas por Deus. Podemos compará-los com os vitrais de igreja, que trazem luz em diferentes tons de cor. Os santos são nossos irmãos e irmãs que receberam a luz de Deus nos seus corações e transmitiram-na ao mundo, cada um de acordo com sua própria "tonalidade".  Mas todos ficaram transparentes, lutando para remover as manchas e as trevas do pecado, de modo a passar gentilmente a luz de Deus. Este é o propósito da vida: fazer passar a luz de Deus, e também o propósito das nossas vidas.

 

Na verdade, hoje no Evangelho, Jesus fala com os dele, para todos nós, chamando-os "Bem-aventurados" (Mt 5, 3). É a palavra com que começa a sua pregação, que é "o evangelho", boa notícia porque é o caminho da felicidade. Quem está com Jesus é abençoado, está feliz. A felicidade não é ter algo ou tornar-se alguém, não, a verdadeira felicidade é estar com o Senhor e viver para o amor. Acreditais nisto? A verdadeira felicidade não está no ter algo ou no tornar-se algo; A verdadeira felicidade é ficar com o Senhor e viver para o amor. Acreditais nisto? Devemos andar para diante, para acreditar nisto. Vejamos, quais os ingredientes para a vida feliz que são chamados beatos: são bem-aventurados os simples, os humildes que abrem espaço para Deus, que podem chorar por outros e pelos seus erros, que lutam por justiça, são misericordiosos para com todos, eles mantêm a pureza do coração, eles trabalham sempre pela paz e permanecem alegres, não odiando, e mesmo quando sofrem, respondem com o bem com o bem.

Aqui estão os bem-aventurados. Não exigem gestos brilhantes, não são para super-homens, mas para aqueles que vivem as provações e lutas de cada dia, por nós. Assim são os santos: como todos nós respiram o ar poluído do mal do mundo, mas no caminho nunca perdem de vista o caminho de Jesus, aquele que é indicado nas bem-aventuranças, que são como o mapa da vida cristã. Hoje é a festa daqueles que atingiram o objetivo indicado neste mapa: não só os santos do calendário, mas tantos irmãos e irmãs "da porta do canto" que podemos ter encontrado e conhecido. Hoje é uma festa de família, de muitas pessoas simples e escondidas que realmente ajudam Deus a avançar com mundo. E há muitos, hoje! Há tantos. Graças a estes irmãos e irmãs desconhecidos que ajudam Deus a transportar para diante o mundo, que vivem entre nós; Saudemo-los com um bom aplauso!

Antes de tudo - diz a primeira bem-aventuranças- são "pobres em espírito" (Mt 5,3). O que é que isto significa? Eles não vivem para o sucesso, o poder e o dinheiro; são os que acumulam tesouros para si mesmos e não se enriquecem diante de Deus (Lc 12, 21). Acreditam que o Senhor é o tesouro da vida, e o amor ao próximo é a única verdadeira fonte de ganho. Às vezes, estamos insatisfeitos com algo que estamos a perder ou preocupados se não somos considerados como gostaríamos; lembremo-nos de que a nossa felicidade não está aqui, mas no Senhor e no amor: somente com Ele, somente amando se vive abençoado.

Por fim deixai-me mencionar uma outra bem-aventurança, que não é encontrada no Evangelho, mas no final da Bíblia e fala sobre o fim da vida: "Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor" (Ap 14, 13). Amanhã seremos chamados a acompanhar os nossos falecidos com oração, pois gozam para sempre do Senhor.  Recordamos com gratidão os nossos entes queridos com gratidão e oramos por eles.

 

A Mãe de Deus, a Rainha dos Santos e a Porta do Céu, interceda pelo nosso caminho de santidade e pelos nossos amados familiares que nos precederam e já partiram para a pátria celestial.

Tradução Educris a partir do original italiano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades