Papa Francisco: «Livres do encanto e da escravidão do dinheiro»

Francisco recebeu, na sala Clementina, no Vaticano, um grupo de estudantes de uma escola de economia francesa. No seu discurso o Papa pediu aos mais jovens “coragem” para serem livres “da mão do mercado”.

“É essencial que, a partir de agora e na vossa vida profissional saibais permanecer livres do encanto do dinheiro, da escravidão em que o dinheiro guarda aqueles que o tornam um culto”.

Papa congratulou-se pela forte aposta desta escola de Lyon, em França, na formação dos estudantes nas “dimensões humana, filosófica e espiritual”:

“É importante que hoje possais adquirir força e coragem para não obedecer cegamente à mão invisível do mercado. Por conseguinte, encorajo-vos a aproveitar o tempo dos estudos para vos tornardes promotores e defensores da equidade, os artesãos de uma administração justa e adequada da nossa casa comum, isto é, do mundo (Evangelii gaudium, 204; 206).

Francisco alegrou-se pela visita “dos estudantes a esta cidade de Roma onde puderam imergir na história e nos génios e esperanças dos homens que contruíram a história”. O papa lembrou que também hoje “cada um de vós tem a capacidade de decidir sobre o seu futuro” e contribuir para o futuro dos demais:

“O mundo espera de cada um de vós o esforço e o compromisso pelo sucesso. Entreguem-se, na mesma medida, aos caminhos da fraternidade para construir pontes entre os homens, em vez de muros, para adicionar a vossa pedra à construção de uma sociedade mais justa e humana”.

 Educris|20.10.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades