Vaticano: Papa recebe «Religiões pela Paz»

Na audiência privada aos cerca de 80 delegados da World Conference of Religions for Peace (Conferência Mundial das Religiões pela Paz), a maior e mais representativa aliança multi-religiosa do mundo.

Leia, na íntegra, o discurso do Papa Francisco.

Queridos amigos!

Dou-vos as minhas boas-vindas e agradeço-vos a vossa visita. Estou grato ao Cardeal Tauran pela sua apresentação.

A paz é uma tarefa urgente também no mundo de hoje, no qual muitas populações são dilaceradas por guerras e violências. A paz é ao mesmo tempo dom divino e conquista humana. Por isso, os crentes de todas as religiões são chamados a invocá-la e a interceder por ela; e todos os homens de boa vontade, especialmente quantos desempenham cargos de responsabilidade, são chamados a trabalhar por ela, com o coração, a mente e as mãos, porque a paz se constrói de modo “artesanal”. Nesta obra, paz e justiça são construídas juntas.

Na construção da paz, as religiões, com os seus recursos espirituais e morais, desempenham um papel particular e insubstituível. Elas não podem ter um comportamento neutro e muito menos ambíguo em relação à paz.

Quem pratica a violência ou justifica-a em nome da religião ofende gravemente a Deus, que é paz e fonte de paz, e imprimiu no ser humano um reflexo da sua sabedoria, poder e beleza.

Exprimo estima e gratidão pela obra da Religions for Peace; prestais um serviço precioso tanto para a religião como para a paz, porque as religiões são destinadas pela sua natureza a promover a paz, através da justiça, da fraternidade, do desarmamento e do cuidado da criação.

Entre as religiões serve um esforço comum de colaboração inclusive para promover a ecologia integral. A Bíblia nos ajude nisto repondo-nos sob o olhar do Criador, o qual «contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom» (Gn 1, 31). As religiões dispõem de recursos para fazer progredir em conjunto uma aliança moral que promova o respeito pela dignidade da pessoa humana e o cuidado da criação.

Graças a Deus, temos muitos bons exemplos, em várias partes do mundo, acerca da força da cooperação inter-religiosa para contrastar os conflitos violentos, fazer aumentar o desenvolvimento sustentável, proteger a terra. Continuemos neste caminho! Confiemos na ajuda do Todo-Poderoso e na boa vontade dos crentes e de tantas outras pessoas.

Deus vos abençoe e torne fecundo o vosso compromisso em prol da paz.

Tradução Educris a partir do original italiano

 

Foto: @Ansa

Educris|19.10.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades