Ângelus: Papa anuncia «Sínodo» e associa-se a iniciativa contra pobreza

No final da eucaristia de canonicação de novos santos e antes da recitação da oração mariana do Angelus Francisco anunciou a convocação de uma assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a região pan-amazónica, em outubro de 2019, no Vaticano.

"O principal objetivo desta convocação é identificar caminhos para a evangelização dessa porção do Povo de Deus, especial dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem a perspetiva de um futuro sereno".

O papa explicou que esta reunião surge da sua resposta a "um desejo de várias conferências episcopais da América Latina, bem como a voz de vários pastores e fiéis de outras partes do mundo, decidi convocar uma assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a região pan-amazónica".

Aos fiéis Francisco  voltou a lembrar "a causa da crise na floresta amazónia" que apelidou como "um pulmão de grande importância para o nosso planeta".

Em 2014 o papa Francisco tinha aprovado a criação de uma Rede Eclesial Pan-Amazónica, REPAM, que inclui representantes de comunidades católicas de 9 países.

Francisco associa-se à Jornada Mundial pela Erradicação da Pobreza

Após o anúncio da assembleia especial Francisco recordou a Jornada Mundial pela Erradicação da Pobreza que se realiza na próxima terça-feira:

"A miséria não é uma fatalidade, tem causas que devem ser reconhecidos e eliminadas para honrar a dignidade de tantos irmãos e irmãs”, afirmou.

Educris|15.10.2017

Foto: CTV



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades