Vaticano: Papa reforça compromisso perante os 800 milhões de menores na rede digital

Francisco recebeu os participantes do Congresso Internacional «A dignidade das crianças no mundo digital» que ontem terminou em Roma.

A iniciativa, promovida pela Universidade Pontifícia Gregoriana, contou com a participação de dezenas de especialistas e terminou com a aprovação da Declaração de Roma onde se fazem 13 pedidos a diversas entidades internacionais para proteger os mais de 800 milhões de menores que correm riscos sempre que navegam na rede digital.

Na receção aos participantes do Congresso, o Papa Francisco apontou "problema atual da vulnerabilidade dos menores na rede" como um dos principais problemas na formação das novas gerações:

"É preciso manter os olhos bem abertos e enfrentar o aspeto obscuro da rede, que se tornou um lugar propício para os seguintes crimes: pornografia, bullying, tráfico online de pessoas, prostituição".

Para o Papa é urgente combater os "erros que se vão cometendo, sem subestimar o dano que esses crimes provocam nos menores e não pensar que as soluções técnicas automáticas, como os filtros do computador para identificar e bloquear a difusão de imagens, são suficientes para combater o problema".

Olhando para o interior da própria Igreja Francisco recordou os casos de abuso que ocorreram em instituições da Igreja Católica, classificando-os como "gravíssimos" e sustentando que os seus autores "devem reconhecer as suas responsabilidades diante de Deus, das vítimas e da opinião pública".

Olhando para os grande progressos "do mundo digital nas últimas décadas" o Papa lembrou que tal se ficou a dever ao "progresso da ciência e da técnica" e que alterou até mesmo "o nosso modo de pensar e de ser".

Na sua alocução Francisco reafirmou o compromisso da Igreja na proteção dos menores e da sua dignidade:

"A Igreja sente hoje um dever particularmente grave de se empenhar de modo cada vez mais profundo para proteção dos menores e de sua dignidade".

Educris|07.10.2017

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades