Papa Francisco: «Pedir a graça de seguir Jesus»

Na manhã desta terça-feira o Papa Francisco sustentou que os cristãos devem “pedir a Jesus a graça de o acompanhar de perto", de modo a não ficarem só “com a melhor parte”.

Tomando a passagem do evangelho de São Lucas proposto pela liturgia o Papa convidou os presentes darem-se conta das atitudes de Jesus “no momento em que se aproxima o momento da cruz”:

“Antes da cruz Jesus faz duas coisas. Em primeiro lugar o Mestre aceita a vontade do Pai e comunica-o aos seus discípulos. Em seguida poe-se a caminho de Jerusalém para fazer a vontade do Pai, consciente de que Deus não quer sacrifícios mas a obediência”, sustentou.

Esta obediência de Jesus ao Pai faz com que o Mestre “apenas uma vez” se tenha “permitido pedir ao Pai que o afaste um pouco da cruz”, mas sempre “procurando a obediência a Deus”:

“Jesus está decidido e é obediente, mostrando-os um exemplo de caminho. Não se trata ‘apenas’ de morrer na cruz com todo o sofrimento, mas de caminhar com paciência”, sustentou.

O Papa convidou os fiéis a meditarem na decisão de jesus e no caminho que percorre até à cruz:

“Diante da decisão do mestre os discípulos não entenderam o porquê e não o acompanharam porque estavam com medo. Ninguém entendia o mistério de Jesus, a solidão de Jesus no caminho para Jerusalém: sozinho. E isto, até ao final. Pensemos depois no abandono dos discípulos, na traição de Pedro... Sozinho. O Evangelho diz-nos que aparece a ele somente um anjo do céu para o confortar no Jardim das Oliveiras. Somente aquela companhia. Somente”, apontou o Papa.

Francisco deixou, então, um convite:

“Vale a pena tomar um pouco do nosso tempo para pensar no modo como Jesus tanto nos amou, que caminhou sozinho para a cruz. Isto perante a incompreensão dos seus. Hoje rezemos diante do Crucifixo. Vejamos Jesus caminhar decididamente para Jerusalém e pedir a graça de ter a coragem de segui-Lo de perto”, concluiu.

Educris com Osservatore Romano

03.10.2017

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades