Vaticano: «Fake news» no centro do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais

"«A verdade vos tornará livres» (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz", será o tema do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais que se eraliza em 2018.

A novidade foi comunicada pela Secretaria para a Comunicação do Vaticano que, em comunicado, recorda que a difusão de notícias falsas alimenta uma "forte polarização" da opinião pública, provocando uma perigosa "distorção instrumental dos factos".

"No contexto em que as empresas de referência da social web e o mundo das instituições e da política começaram a enfrentar este fenómeno, também a Igreja quer oferecer um contributo, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação nos media", assinala o comunicado.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963; por indicação dos bispos assinala-se no domingo antes do Pentecostes (13 de maio em 2018).

A mensagem do Papa é tradicionalmente publicada na véspera da festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, no dia 24 de janeiro.

Educris

29.09.2017

Foto: Paul Harring/EPA

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades