Vaticano: "sentir-se parte da família de Jesus"

Na manhã desta terça-feira o Papa Francisco celebrou a eucaristia na capela da Casa de Santa Marta, no Vaticano. Na sua homilia Francisco afirmou que o cristão deve "sentir-se família de Jesus" e viver p´roximo do mestre até mesmo nos "momentos mais simples.

Tomando para reflexão o trecho do evangelho de São Lucas, que coloca Jesus no meio de uma pregação, o Papa convidou os fiéis a percecionarem a ampliação do conceito família proposto por Jesus ao escutar que a sua família tinha chegado:

"Jesus estava no meio de uma multidão a pregar e chega a sua família que o procurava. Quando lhe dizem que estava ali a sua mãe e os seus parentes, a sua família, Jesus amplia o conceito e diz: «Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam”».

Deste modo, sustentou o Papa, "Jesus dá um passo a mais" fazendo-nos "pensar em nós que somos a sua família" sempre que "escutamos a sua Palavra e a observamos":

Francisco questionou então sobre o que é "ser família de Jesus" criando "familiaridade com Ele":

"Podemos ser discípulos, podemos ser amigos mas ser familiar é mais ainda. Há um salto de qualidade se considerarmos o primeiro mandamento que recebemos na pessoa do nosso pai Abraão, ou seja: «Caminha na minha presença e sê irrepreensível"».

Para o Papa "este mandamento cresceu e ficou maior, mais amplo: «Ouve a palavra de Deus. Observa-a, assim serás a minha família, terás familiaridade comigo”».

Francisco convidou então os fiéis a refletirem sobre o "grau de familiaridade com Jesus" e deu algumas pistas de meditação para o dia-a-dia:

"Cada um pode avaliar a própria relação com Jesus e questionar-se: É um comportamento formal, educado? Vou rezar e depois volto para os meus afazeres, esquecendo-me de Jesus e fazendo as minhas coisas? A familiaridade com Jesus significa "entrar na casa de Jesus: entrar na atmosfera, viver a atmosfera, que existe na casa de Jesus. Viver ali, contemplar, ser livre, ali, como os filhos na casa do pai"-

Para se estabelecer "familiaridade" com Jesus é, ainda, necessário "estar com ele, olhar para ele, ouvir a sua palavra, procurar praticá-la, falar com ele" através de um "diálogo simples" à maneira "dos santos como Santa Teresa que encontrava o Senhor em toda a parte, era familiar com o Senhor em todos os lugares, até entre as panelas na cozinha".

Um terceiro modo é o "permanecer no Senhor" permitindo "que ele sempre acompanhe a nossa vida em todos os momentos".

No final o Papa afirmou: "Somos família, sois a minha família se ouvirdes a minha palavra e a praticardes. É preciso adotar o estilo de quem, com os seus problemas, durante o dia, quer esteja no autocarro ou no metropolitano, interiormente fala com o Senhor, ou pelo menos sabe que o Senhor olha para ele, está próximo dele. Esta é a familiaridade, é proximidade, é sentir-se parte da família de Jesus", concluiu.

Educris com Osservatore Romano

Educris|26.09.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades