Angelus: «As mulheres são capazes de grandes coisas»

Na manhã deste domingo o Papa Francisco rezou a oração mariana do Angelus na praça de São Pedro, no Vaticano. Na sua preleção Francisco recordou a "força da mulher cananeia" em superar os obstáculos e convidou os crentes a percecionarem que todos "nós precisamos de crescer na fé e fortalecer a nossa confiança em Jesus".

Leia, na íntegra, a intervenção do Santo Padre.

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho de hoje (Mt 15,21-28) apresenta-nos um exemplo singular de fé no encontro de Jesus com uma mulher cananeia, uma estrangeira no modo de entender judaico.  A cena ocorre enquanto Ele está a caminho das cidades de Tiro e Sidon, a noroeste da Galileia. É aqui que a mulher pede a Jesus que cure a filha que - diz o Evangelho - "é muito atormentada por um demónio" (V. 22). Em primeiro lugar, o Senhor não parece ouvir este choro de dor, de tal como que leva à intervenção dos discípulos que intercedem por ela. O aparente distanciamento de Jesus não desencoraja esta mãe, que insiste na sua invocação.

A força interior desta mulher, que permite superar todos os obstáculos, encontra-se no seu amor maternal e na confiança de que Jesus possa cumprir o seu pedido. E isto faz-me pensar na força das mulheres. Com a sua fortaleza, elas são capazes de obter grandes coisas. Conhecemos muitas delas! Podemos dizer que é amor que move a fé e a fé, por sua vez, torna-se o prémio do amor. O amor aflito em relação à sua filha leva-a gritar: "Misericórdia de mim, Senhor, filho de David!" (V. 22). E a fé perseverante em Jesus permite que ela não desanime mesmo diante da rejeição inicial; Então a mulher "prostrou-se diante dele, dizendo:" Senhor, ajudai-me!"(V. 25).

No final, e diante de tanta perseverança, Jesus permanece admirado, quase atónito, pela fé de uma mulher pagã. Portanto, acede a dizer: “Mulher, grande é a tua fé! Faça-se como tu desejas”. E, a partir desse momento, a sua filha ficou curada"(v. 28). Esta humilde mulher é indicada por Jesus como um exemplo de fé inabalável. A sua insistência em invocar a intervenção de Cristo é para nós um estímulo para não desanimarmos, não desesperarmos quando somos oprimidos pelas difíceis provas da vida. O Senhor não vira as costas às nossas necessidades, e se às vezes parece insensível aos pedidos de ajuda, é para testar e fortalecer a nossa fé. Devemos continuar a gritar como esta mulher: "Senhor, ajudai-me! Senhor, ajudai-me!" E isto com perseverança e coragem. E essa é a coragem necessária na oração.

Este episódio evangélico ajuda-nos a entender que todos nós precisamos de crescer na fé e fortalecer a nossa confiança em Jesus. Ele pode ajudar-nos a encontrar o caminho quando perdemos a força da nossa jornada; Quando a estrada não parece plana, mas áspera e difícil; Quando é difícil ser fiel aos nossos compromissos. É importante alimentar diariamente a nossa fé, ouvir atentamente a Palavra de Deus, com a celebração dos sacramentos, com a oração pessoal como "choro" dirigido a Ele - "Senhor, ajudai-me!" - e com atitudes concretas de Caridade para com o próximo.

Confiemos no Espírito Santo para que Ele nos ajude a perseverar na fé. O Espírito infunde audácia nos corações dos crentes; Dá à nossa vida e ao nosso  testemunho cristão o poder do convencimento e da persuasão; Encoraja-nos a vencer a descrença para com Deus e a indiferença com os nossos irmãos.

A Virgem Maria nos faça cada vez mais conscientes da nossa necessidade do Senhor e do Seu Espírito; nos obtenha uma fé forte, cheia de amor, e um amor que se faça suplica, suplica corajosa a Deus. 

Educris|20.08.2017

Tradução Educris a partir do original em italiano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades