Angelus: Papa recorda testemunho de Pedro e Paulo

Na oração do Angelus desta manhã de Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco recitou a oração do Angelus com milhares de peregrinos e fiéis a ele reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano.

Leia, na íntegra, a alocução do Papa que recordou a vida e o testemunho dos apóstolos Pedro e Paulo.

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Os Padres da Igreja gostavam de comparar os Santos Apóstolos Pedro e Paulo a duas colunas, sobre os quais repousa a construção da Igreja visível. Ambos selaram com o seu sangue o testemunho de Cristo pela pregação e serviço à comunidade cristã nascente. Este testemunho é realçado pelas leituras bíblicas da liturgia de hoje, leituras que indicam o motivo pelo qual a sua fé, confessada e anunciada, foi então coroada com a prova suprema do martírio.

O livro de Atos dos Apóstolos (cfr. AT 12,1-11) narra o caso da prisão e subsequente libertação de Pedro. Ele experimentou a aversão ao evangelho já em Jerusalém, onde já havia sido preso pelo rei Herodes «com a intenção de fazê-lo comparecer diante do povo» (v. 4). Mas foi salvo de uma maneira milagrosa, e, assim, pôde completar a sua missão de evangelização, primeiramente na Terra Santa e depois em Roma, colocando toda a sua energia ao serviço da comunidade cristã.

Também Paulo experimentou a hostilidade da qual foi libertado pelo Senhor. Convidado pelo ressuscitado anunciou-o em muitas cidades perante populações de pagãos, onde encontrou forte contestação seja da parte dos seus companheiros seja por parte das autoridades civis. Ao escrever aos discípulos Timóteo, ele reflete sobre a sua própria vida e sobre o seu próprio percurso missionário, bem como acerca das perseguições recebidas por causa do Evangelho.

Estas duas "libertações" de Pedro e Paulo, revelam-nos o caminho comum dos dois Apóstolos, que foram enviados por Jesus para pregar o Evangelho em ambientes difíceis e em alguns casos hostis. Ambos, com as suas vivencias pessoais e eclesiais, demonstram-nos, que o Senhor está sempre connosco, caminha connosco, nunca nos abandona. Especialmente em tempos de provação, Deus estende a sua mão, vem ao nosso auxílio e livra-nos das ameaças dos inimigos. Mas lembremo-nos de que o nosso verdadeiro inimigo é o pecado, e o maligno que nos empurra para ele. Quando nos reconciliamos com Deus, especialmente no Sacramento da Penitência, recebendo a graça do perdão, somos libertos das amarras do mal e aliviamos o fardo dos nossos erros. Assim, podemos continuar a nossa jornada de anunciadores alegres e testemunhas do Evangelho, mostrando que nós mesmos, em primeiro lugar, recebemos misericórdia.

À Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, voltamos com a nossa oração, que hoje é, sobretudo para a Igreja que vive em Roma e para esta cidade, da qual Pedro e Paulo são os patronos. Que obtenhamos deles o bem-estar espiritual e material. A bondade e a graça do Senhor sustentem todo o povo romano, para que viva na fraternidade e na concórdia, fazendo resplandecer a fé cristã, testemunhada com o ardor intrépido dos santos Apóstolos Pedro e Paulo.

Tradução: Educris a partir do original italiano

Educris|29.06.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades