Vaticano: "Cristão deve estar aberto à surpresa de Deus"

Na homilia desta segunda-feira o Papa Francisco afirmou que um cristão "não é aquele que fica instalado e parado" mas aquele que "confia em Deus deixando-se guiar num caminho aberto às surpresas do Senhor".

Na sua alocução, e tomando para reflexão a primeira leitura retirada do Livro de Génesis, o Papa propôs um olhar sobre Abraão por "nele existe o estilo da vida cristã, o estilo nosso como povo", baseado em três dimensões: o despojamento, a promessa e a bênção:

"O ser cristão tem sempre esta dimensão do despojamento que encontra a sua plenitude no despojamento de Jesus na Cruz. Sempre há um vai, um deixa, para dar o primeiro passo: ‘Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai’. Se fizermos memória veremos que nos Evangelhos a vocação dos discípulos é um ‘vai’, ‘deixa’ e ‘vem’. Também nos profetas, não é? Pensemos a Eliseu, trabalhando a terra: ‘Deixa e vem'", afirmou citado pelo OSSERVATORE ROMANO

Francisco afirmou que o cristão deve confiar em Deus e isso presupõe uma "atitude de despojamento":

"O cristão não tem um horóscopo para ver o futuro. Não procura a necromante que tem a bola de cristal, para que leia a sua mão. Não, não. Esta é a primeira dimensão da nossa vida cristã: o despojamento. Mas, porquê o despojamento? Para uma ascese parada? Não, não! Para ir em direção a uma promessa. Esta é a segunda. Somos homens e mulheres que caminham para uma promessa, para um encontro, para algo, uma terra, diz a Abraão, que devemos receber como herança".

A "benção" foi outra das caracteristicas apontadas pelo Papa:

"Nesta semente de início da nossa família cristã aparece outra característica, a da benção: isto é, o cristão é um homem, uma mulher que 'abençoa', que 'fala bem de Deus e fala bem dos outros' e que  'é abençoado por Deus e pelos outros para ir para frente".

Educris|26.06.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades